Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4532
wcag
Title: Avaliação do funcionamento da Norma NP EN ISO 22000:2005 na empresa Novadelta, Comércio e Indústria de Cafés, S.A.
Authors: Junceiro, Joana Isabel Brandão
Orientador: Amaral, Anabela Reis Pacheco de
Cunha, Maria João
Keywords: NP EN ISO 22000:2005
Novadelta
Cafés
Segurança Alimentar
Sistema de Gestão da Segurança Alimentar
Issue Date: 15-Dec-2015
Citation: Junceiro, J.. (2015).Avaliação do funcionamento da Norma NP EN ISO 22000:2005 na empresa Novadelta, Comércio e Indústria de Cafés, S.A. . (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária.
Abstract: A implementação do Sistema de Gestão da Segurança Alimentar (SGSA) e o controlo eficiente da higiene, de forma a evitar a deterioração dos alimentos e as suas consequências na saúde são imprescindíveis nas empresas alimentares. Deste modo, todos os intervenientes do setor alimentar, têm a responsabilidade de assegurar a aptidão dos alimentos que produzem para o consumo humano. A realização deste trabalho teve como principal objetivo, a avaliação do sistema de segurança alimentar existente na Novadelta, Comércio e Indústria de Cafés, S.A. a fim de verificar a sua aptidão para a satisfação dos vários requisitos estipulados pela NP EN ISO 22000:2005. Este trabalho consistiu em analisar o sistema de documentação referente à NP EN ISO 22000:2005, bem como os demais requisitos da referida norma, assim como, o programa de pré-requisitos existente na fábrica por forma a avaliar o SGSA. Foram utilizadas metodologias já implementadas na empresa, como os procedimentos funcionais que correspondem a procedimentos escritos do sistema de gestão da qualidade, os procedimentos operativos que são instruções de trabalho e os impressos que são documentos pré definidos de preenchimento. O plano HACCP e os Códigos de Boas-práticas também foram alvo de observação. O café, produto central da atividade da empresa, e as suas características também foram estudados. Foram analisadas todas as etapas de transformação do café para a elaboração do respetivo estudo. No final, através dos resultados obtidos no estágio concluiu-se que o SGSA na Novadelta está a funcionar de forma organizada e eficaz, uma vez que não foram encontradas não conformidades na avaliação desenvolvida.
Description: Dissertação de mestrado em Eng.ª Alimentar. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior Agrária, 2015.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4532
metadata.dc.identifier.doi: 201036347
Appears in Collections:D-TCA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Joana junceiro.pdf17.63 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons