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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4521
wcag
Título: Efeitos de uma intervenção multidisciplinar nos comportamentos sedentários e nas medidas antropométricas de crianças portuguesas: projeto Pank: estudo randomizado controlado
Outros títulos: Effects of a multidisciplinary school-based intervention in sedentary behaviours and anthropometric measures of portuguese children: project Pank: a randomized controlled trial
Autor: Batalau, Rui
Cruz, Joana
Gonçalves, Ricardo
Santos, Magda
Leal, João
Palmeira, António
Palavras-chave: Obesidade
Comportamento sedentário
Medidas antropométricas
Intervenção
Sedentary behaviours
Anthropometric measures
Obesity
Children
Portugal
Data: 2017
Editora: Rede Euroamericana de Actividade Física, Educação e Saúde (REAFES)
Citação: Batalau, R., Cruz, J., Gonçalves, R., Santos, M., Leal, J. & Palmeira, A. (2017). Efeitos de uma intervenção multidisciplinar nos comportamentos sedentários e nas medidas antropométricas de crianças portuguesas: projeto Pank: estudo randomizado controlado. Gymnasium: revista de revista de educação física, desporto e saúde, 2(1). Disponível em http://www.reafes.org/pt/revista
Resumo: A redução dos comportamentos sedentários (CS) pode ser benéfica na prevenção da obesidade. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de uma intervenção escolar multidisciplinar durante seis meses nos CS e medidas antropométricas (MA) de crianças portuguesas. Métodos: Participaram 77 crianças (7-10 anos) de uma escola portuguesa. O programa incluiu consultas/reuniões individuais, sessões educacionais, aumento do exercício físico e uma tarefa associada ao cumprimento do número de passos por dia. Os CS foram avaliados através de acelerómetros. Resultados: A intervenção não teve os efeitos esperados na diminuição dos CS. Nos dias úteis, o Grupo Experimental (GE) teve uma diminuição dos CS entre a avaliação inicial e a final, um aumento nos períodos passados em CS com uma duração igual ou superior a 30 minutos entre a avaliação inicial e a intermédia e uma diminuição entre a avaliação intermédia e a avaliação final. Verificaram-se resultados positivos no IMC z-score, perímetro de cintura e relação cintura-estatura. Conclusões: A intervenção escolar PANK obteve resultados positivos nas MA, muito embora não se tenham verificado todos os efeitos esperados no tempo passado em CS. Para uma modificação comportamental mais efetiva, parece ser necessária uma intervenção mais abrangente e, simultaneamente, mais específica no âmbito dos CS.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4521
ISSN: 1645 – 3298
Versão do Editor: http://www.reafes.org/pt/revista
Aparece nas coleções:D-AHD - Artigos em revistas com peer review

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wcag
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