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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4384
wcag
Título: A cultura organizacional enquanto variável influenciadora de práticas de responsabilidade social empresarial
Autor: Barbosa, Elsa
Jorge, Fátima
Sampaio, Ana
Palavras-chave: Cultura organizacional, responsabilidade social das empresas, liderança transformacional, desempenho organizacional.
Responsabilidade social das empresas
Liderança transformacional,
Desempenho organizacional
Data: Nov-2014
Editora: SOCIUS - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações /ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Barbosa, Elsa; Jorge, Fátima & Sampaio, Ana (2014). A cultura organizacional enquanto variável influenciadora de práticas de responsabilidade social empresarial. In 3.º Congresso Ibero-Americano de Responsabilidade Social - CRIARS 2014. ISEG, LISBOA. ISBN 978-989-96593-4-6
Resumo: Determinar que valores são importantes para a organização, são sugeridos como primeiros passos para estimular a criação de uma cultura de empresa. Os colaboradores das empresas desenvolvem um sentido de compreensão e orientação da cultura por meio da acção e comunicação. Gradualmente, os valores, transformados em crenças, tornam-se cada vez mais as bases e directrizes para novas actividades. Essa interacção entre crenças e acções irá tomar forma em muitos dos processos da responsabilidade social das empresas (RSE). Para a adopção de práticas de RSE, é fundamental que os líderes empresariais orientem a sua tomada de decisão por valores socialmente responsáveis. A relevância da responsabilidade social no actual quadro empresarial advém das exigências de gestão que têm vindo a sugerir a adopção de acções de responsabilidade social pelas empresas como um factor de competitividade e estratégia empresarial. Isto implica, necessariamente, uma mudança de valores enraizados na cultura da própria empresa, orientando todas as suas acções e relações com os stakeholders. Para tal, é necessário conhecer que valores desencadeiam e suportam a adopção de comportamentos socialmente responsáveis. Desta forma, procurar-se-á estabelecer uma relação entre as variáveis cultura organizacional e responsabilidade social das empresas, com suporte na revisão de literatura existente sobre a temática, e procurando entender-se a influência da cultura organizacional sobre a responsabilidade social empresarial, nomeadamente, a maneira pela qual as empresas tentam operacionalizar as práticas de responsabilidade social na sua estrutura organizacional e reflectir nas práticas, as suas normas e valores.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4384
ISBN: ISBN: 978-989-96593-4-6
Aparece nas coleções:D-CE - Artigos em revistas com peer review

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wcag
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