Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4384
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarbosa, Elsa-
dc.contributor.authorJorge, Fátima-
dc.contributor.authorSampaio, Ana-
dc.date.accessioned2015-06-04T19:47:19Z-
dc.date.available2015-06-
dc.date.available2015-06-04T19:47:19Z-
dc.date.issued2014-11-
dc.identifier.citationBarbosa, Elsa; Jorge, Fátima & Sampaio, Ana (2014). A cultura organizacional enquanto variável influenciadora de práticas de responsabilidade social empresarial. In 3.º Congresso Ibero-Americano de Responsabilidade Social - CRIARS 2014. ISEG, LISBOA. ISBN 978-989-96593-4-6pt_PT
dc.identifier.isbnISBN: 978-989-96593-4-6-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4384-
dc.description.abstractDeterminar que valores são importantes para a organização, são sugeridos como primeiros passos para estimular a criação de uma cultura de empresa. Os colaboradores das empresas desenvolvem um sentido de compreensão e orientação da cultura por meio da acção e comunicação. Gradualmente, os valores, transformados em crenças, tornam-se cada vez mais as bases e directrizes para novas actividades. Essa interacção entre crenças e acções irá tomar forma em muitos dos processos da responsabilidade social das empresas (RSE). Para a adopção de práticas de RSE, é fundamental que os líderes empresariais orientem a sua tomada de decisão por valores socialmente responsáveis. A relevância da responsabilidade social no actual quadro empresarial advém das exigências de gestão que têm vindo a sugerir a adopção de acções de responsabilidade social pelas empresas como um factor de competitividade e estratégia empresarial. Isto implica, necessariamente, uma mudança de valores enraizados na cultura da própria empresa, orientando todas as suas acções e relações com os stakeholders. Para tal, é necessário conhecer que valores desencadeiam e suportam a adopção de comportamentos socialmente responsáveis. Desta forma, procurar-se-á estabelecer uma relação entre as variáveis cultura organizacional e responsabilidade social das empresas, com suporte na revisão de literatura existente sobre a temática, e procurando entender-se a influência da cultura organizacional sobre a responsabilidade social empresarial, nomeadamente, a maneira pela qual as empresas tentam operacionalizar as práticas de responsabilidade social na sua estrutura organizacional e reflectir nas práticas, as suas normas e valores.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherSOCIUS - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações /ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestãopt_PT
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/closedAccesspt_PT
dc.subjectCultura organizacional, responsabilidade social das empresas, liderança transformacional, desempenho organizacional.pt_PT
dc.subjectResponsabilidade social das empresaspt_PT
dc.subjectLiderança transformacional,pt_PT
dc.subjectDesempenho organizacionalpt_PT
dc.subject.classification5.2pt_PT
dc.subject.classification340pt_PT
dc.titleA cultura organizacional enquanto variável influenciadora de práticas de responsabilidade social empresarialpt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.locationLisboa (Portugal)pt_PT
degois.publication.title3º Congresso Ibero-Americano de Responsabilidade Socialpt_PT
Appears in Collections:D-CE - Artigos em revistas com peer review

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
ArtigoCRIARS2014_Barbosa_Jorge_Sampaio_RepositorioIPBeja.pdf168.15 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.