Utilize este identificador para referenciar este registo:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4346
Título: | Estratégias de ensino para a resolução de problemas geométricos no 1º ciclo do ensino básico |
Autor: | Oliveira, Milene Caroucinho de |
Orientador: | Azevedo, Maria Manuela Duarte de Oliveira e |
Palavras-chave: | Geometria Problemas geométricos Resolução de problemas Estratégias Fases |
Data: | 2014 |
Editora: | Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
Citação: | Oliveira, M. (2014). Estratégias de ensino para a resolução de problemas geométricos no 1º ciclo do ensino básico. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. |
Resumo: | Esta investigação tem como objetivo primordial estudar a resolução de problemas matemáticos na área da geometria. Mais concretamente, este estudo pretende identificar quais as estratégias de ensino adequadas para ajudar alunos do 4° ano do 1° Ciclo do Ensino Básico a desenvolver as suas capacidades de resolução de problemas. Trata-se de uma investigação-ação, sobre e para a prática, de natureza qualitativa, pois foram identificadas as dificuldades dos participantes, elaborou-se uma proposta de plano de ação para colmatar as mesmas e fez-se uma nova análise do nível de conhecimentos dos alunos de forma a verificar se esse plano estava adequado, identificando-se as melhorias dos mesmos e lacunas ainda presentes. No entanto, uma vez que este estudo se realizou apenas numa turma específica, os resultados não podem ser generalizados. Os participantes desta investigação foram dezasseis alunos de uma turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. A investigação decorreu no ano letivo 2013/2014, na referida turma, onde decorreu a prática profissional da autora deste estudo. Ao longo do estudo identificou-se que a dificuldade dos participantes se encontra essencialmente a nível da interpretação dos enunciados dos problemas geométricos e, após a implementação do plano de ação, verificou-se que esta lacuna foi totalmente ou parcialmente colmatada numa grande percentagem dos alunos da turma. No entanto, no final da investigação ainda existiam alunos que apresentavam dificuldades, surgindo estas essencialmente quando se deixou de treinar frequentemente este tipo de atividades. |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2014. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4346 |
Aparece nas coleções: | ESE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Milene Oliveira.pdf | 1.51 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.