Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4346
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAzevedo, Maria Manuela Duarte de Oliveira e-
dc.contributor.authorOliveira, Milene Caroucinho de-
dc.date.accessioned2015-01-29T15:20:30Z-
dc.date.available2015-01-19-
dc.date.available2015-01-29T15:20:30Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationOliveira, M. (2014). Estratégias de ensino para a resolução de problemas geométricos no 1º ciclo do ensino básico. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4346-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2014.pt_PT
dc.description.abstractEsta investigação tem como objetivo primordial estudar a resolução de problemas matemáticos na área da geometria. Mais concretamente, este estudo pretende identificar quais as estratégias de ensino adequadas para ajudar alunos do 4° ano do 1° Ciclo do Ensino Básico a desenvolver as suas capacidades de resolução de problemas. Trata-se de uma investigação-ação, sobre e para a prática, de natureza qualitativa, pois foram identificadas as dificuldades dos participantes, elaborou-se uma proposta de plano de ação para colmatar as mesmas e fez-se uma nova análise do nível de conhecimentos dos alunos de forma a verificar se esse plano estava adequado, identificando-se as melhorias dos mesmos e lacunas ainda presentes. No entanto, uma vez que este estudo se realizou apenas numa turma específica, os resultados não podem ser generalizados. Os participantes desta investigação foram dezasseis alunos de uma turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. A investigação decorreu no ano letivo 2013/2014, na referida turma, onde decorreu a prática profissional da autora deste estudo. Ao longo do estudo identificou-se que a dificuldade dos participantes se encontra essencialmente a nível da interpretação dos enunciados dos problemas geométricos e, após a implementação do plano de ação, verificou-se que esta lacuna foi totalmente ou parcialmente colmatada numa grande percentagem dos alunos da turma. No entanto, no final da investigação ainda existiam alunos que apresentavam dificuldades, surgindo estas essencialmente quando se deixou de treinar frequentemente este tipo de atividades.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_PT
dc.subjectGeometriapt_PT
dc.subjectProblemas geométricospt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.subjectEstratégiaspt_PT
dc.subjectFasespt_PT
dc.titleEstratégias de ensino para a resolução de problemas geométricos no 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.pagination98 f.pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Milene Oliveira.pdf1.51 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.