Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/769
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorEspírito Santo, Adelaide Pereira Jacinto do-
dc.contributor.authorBarradas, Sónia Catarina Falé do Carmo-
dc.date.accessioned2015-01-28T13:24:15Z-
dc.date.available2015-01-16-
dc.date.available2015-01-28T13:24:15Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationBarradas, S. (2014). A inclusão do aluno com Síndrome de Dubowitz na sala de aula. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/769-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Educação especial no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2014pt_PT
dc.description.abstractO presente estudo parte de um caso particular que se torna o seu objetivo - conhecer o modo como se processa numa escola pública, mais especificamente no interior de uma sala de aula de ensino regular, no seio de uma turma do oitavo ano, a inclusão de um aluno multideficiente, portador da Síndrome de Dubowitz. Com suporte numa metodologia de carácter qualitativo: estudo de caso, recorreu-se a estratégias de observação (direta do aluno em contexto escolar, e indireta através de questionários dirigidos aos professores do aluno e aos colegas de turma) e ainda à análise documental. Os dados recolhidos permitiram compreender e reflectir sobre os aspetos relacionados com o modo como está organizado o processo educativo deste aluno multideficiente. A análise dos resultados obtidos possibilitou a proposta de um plano de acção, incidente sobretudo na vertente organizacional, para melhorar o processo de inclusão, não só do aluno alvo, mas de outros jovens com multideficiência, na prossecução da Escola para Todos de acordo com os ideais proclamados pela escola inclusiva, objetivo esse ainda não alcançado.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectMultideficiênciapt_PT
dc.subjectSíndrome de Dubowitzpt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectOrganização escolarpt_PT
dc.titleA inclusão do aluno com Síndrome de Dubowitz na sala de aulapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.pagination177 f.pt_PT
dc.identifier.tid201023326-
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Sónia Barradas.pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.