Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/6298
wcag
Título: A importância das Emoções na gestão de conflitos em contexto de Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Ferreira, Patrícia José Caeiro
Orientador: Camacho, Inês Nobre Martins
Palavras-chave: Gestão e regulação emocional
Conflitos entre pares
Inteligência emocional
Educação em Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Práticas educativas
Data: 20-Jul-2023
Citação: Ferreira, P. (2023). A importância das Emoções na gestão de conflitos em contexto de Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja.
Resumo: A presente investigação encontra-se insertada nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II e III, em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (respetivamente), integradas no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo objetiva investigar os contributos da Inteligência Emocional na diminuição ou prevenção de conflitos na esfera escolar, entre pares, num grupo de Pré- Escolar e num 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Com a finalidade de conceder significação, e por forma a orientar esta investigação, foram formuladas as seguintes questões de partida: § Que impacto possui a Inteligência Emocional na diminuição/prevenção dos conflitos escolares? § De que forma é que a gestão e regulação emocional poderá exercer uma influência positiva nas relações interpessoais entre as crianças/alunos? § Estimulação da Inteligência Emocional, qual o seu impacto na resolução de conflitos entre pares? A metodologia aplicada segue uma abordagem qualitativa de investigação-ação, com a finalidade de conceder resposta aos quesitos anteriormente elencados, tendo sido aplicada em dois Contextos díspares: Educação em Pré-Escolar, com um grupo de vinte crianças, com idades compreendidas entre os três anos e os seis anos, e numa turma de 3º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os oito e os treze anos. Ambas as práticas decorreram em Instituições pertencentes à rede pública, na capital do Baixo Alentejo – Beja, contudo, em diferentes polos: Escola Básica de Santiago Maior e Centro Escolar de Santa Maria, respetivamente. Quanto aos resultados obtidos: esta investigação veio comprovar que, de facto, a estimulação da Inteligência Emocional exerce um impacto positivo na diminuição dos conflitos existentes entre os pares, na esfera escolar, melhorando, desta maneira, as relações interpessoais, e auxiliando na regulação e gestão emocional, no reconhecimento das emoções sentidas pela outro e no desenvolvimento da empatia.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/6298
Designação: Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2023
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Patri_cia Ferreira.pdf107.2 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons