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http://hdl.handle.net/20.500.12207/6134
wcag
Título: Motivos e barreiras à prática de exercício físico em estudantes internacionais
Autor: Mané, Sana
Orientador: Sabino, Bebiana
Murta, Luís
Palavras-chave: Comportamentos ativos
Barreiras
Motivos
Estudantes internacionais
Data: 20-Jul-2023
Citação: Mané, S. (2023). Motivos e barreiras à prática de exercício físico em estudantes internacionais. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/6134
Resumo: Enquadramento: Os baixos níveis de atividade física na população adulta são uma preocupação, na medida em que têm reflexo no estado de saúde da população. Nos estudantes do ensino superior, os comportamentos inativos são cada vez mais comuns. Para os estudantes internacionais que estão em adaptação a um novo país, cultura e realidade social, a prática desportiva tornase ainda mais escassa. Assim, o presente estudo tem como objetivo caraterizar a prática desportiva, os comportamentos ativos, os motivos e as barreiras à prática de atividade física e desportiva dos estudantes internacionais do Instituto Politécnico de Beja, bem como avaliar os efeitos de uma intervenção por mensagem de texto nestas variáveis. Metodologia: A amostra é constituída por 89 estudantes internacionais (62.9% do género masculino). Para avaliar os comportamentos ativos recorremos a uma escala validada por Mullen et al. (2016). Os motivos para a prática de exercício físico foram avaliados através do Questionário de Motivação para o Exercício- Versão Reduzida (Batista et al., 2014). As barreiras à prática de exercício físico foram avaliadas através do questionário Barriers to Being Active Quiz (U.S. Department of Health and Human Services, 1999). Resultados: Independentemente do género, a saúde é o principal motivo para a prática de exercício físico. Os estudantes classificam por esta ordem os obstáculos para serem ativos: falta de energia, falta de recursos, falta de força de vontade, falta de tempo, falta de habilidade, influência social e medo de lesão. Comparando a pré-intervenção com a pós intervenção, no grupo de intervenção verificamos uma diminuição média na barreira de “falta de tempo”, “falta de habilidade” e também na “falta de recursos” (p<0.05). Conclusões: Este estudo pode auxiliar as instituições de ensino superior a desenvolver estratégias de integração dos estudantes internacionais, para que estes se sintam integrados na comunidade académica e consequentemente possam usufruir de um estilo de vida ativo.
URI: https://hdl.handle.net/20.500.12207/6134
Designação: Dissertação mestrado em Atividade Física e Saúde. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2023
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

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