Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/6112
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLoureiro, Vânia Azevedo Ferreira Brandão de-
dc.contributor.advisorMurta, Luís Manuel da Cruz-
dc.contributor.authorLopes, André Guilherme do Rosário-
dc.date.accessioned2024-01-24T16:33:16Z-
dc.date.available2024-01-24T16:33:16Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.citationLopes, A. (2023). Competência motora em crianças da Educação Pré-Escolar. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/6112por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12207/6112-
dc.description.abstractO objetivo geral deste estudo foi analisar o nível de competência motora de crianças da Educação Pré-Escolar em diferentes escolas públicas do concelho de Beja, Portugal. Para avaliar o nível de competência motora, foi usada a bateria de testes MOBAK – KG. A amostra foi constituída por 94 crianças (46 raparigas e 48 rapazes), dos 3 aos 5 anos de idade. A análise dos dados foi realizada através de estatística descritiva de tendência central e de dispersão. Os resultados mostram que o ambiente, seja ele urbano ou rural, tem impacto significativo na CM das crianças, principalmente nos meninos. Os meninos de áreas urbanas apresentaram desempenho superior nas HM de controlo corporal e de objetos em comparação com seus colegas de áreas rurais. As raparigas não apresentaram diferenças significativas com base na localização geográfica, sugerindo que outros fatores, possivelmente socioeconómicos e culturais, têm maior influência na sua CM. A análise em função do género revelou que enquanto os rapazes mostraram diferenças com base no seu ambiente, as raparigas não mostraram tais diferenças, sugerindo que as expectativas e experiências culturais podem desempenhar um papel mais importante na sua CM do que a área de origem. Isto sugere que deve ser dada especial atenção às raparigas, observando mais de perto quais as variáveis que são as determinantes mais importantes do seu desenvolvimento em diferentes contextos. Isto permitirá o desenvolvimento de estratégias e intervenções mais eficazes e personalizadas para apoiar o desenvolvimento motor ideal de todas as meninas e meninos em idade pré-escolar.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectMOBAKpor
dc.subjectCompetência motorapor
dc.subjectDesenvolvimento motorpor
dc.subjectCoordenação motorapor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.titleCompetência motora em crianças da Educação Pré-Escolarpor
dc.typemasterThesispor
dc.pagination96 f.por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Atividade Física e Saúde. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2023por
dc.identifier.tid203466047por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Andre_ Lopes.pdf2.51 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons