Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/6110
wcag
Title: Influência da utilização de software específico em competências de leitura e escrita
Authors: Raminhos, Maria de Lurdes Chaveiro
Orientador: Almeida, Maria de Guadalupe Comparada
Keywords: Inclusão
Metodologia ativa na aprendizagem
Wordwall
Issue Date: 20-Dec-2023
Citation: Raminhos, M. (2023). Influência da utilização de software específico em competências de leitura e escrita. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/6110
Abstract: A inclusão é percebida como um procedimento que visa satisfazer e responder à diversidade de necessidades de todos os alunos, promovendo uma participação crescente na aprendizagem, nas culturas e nas comunidades, e diminuindo a exclusão no âmbito educativo e no seio da educação (ONU, 2005). O estudo pretende analisar se a ferramenta wordwall (WW) potencia a aquisição de leitura e escrita de alunos com Necessidades Especificas (NE). Pretende contribuir para compreendermos melhor a influência do WW na leitura e escrita, através de metodologias ativas de forma lúdica, avaliando o contributo do WW em atividades curriculares realizadas em contexto de sala de aula, na disciplina de Português. Será adotada uma metodologia qualitativa, permitindo analisar a realidade como participante e contribuindo para a mudança no campo educativo. O estudo decorreu numa turma do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB) num Agrupamento de Escolas do Alentejo, no ano letivo de 2022/2023, na escola onde a investigadora se encontra colocada. Incidirá numa metodologia de estudo de caso com uma aluna do 1ºCEB que beneficia de medidas seletivas (MS) de suporte à aprendizagem e inclusão (SAI). A recolha de dados realizou-se através de entrevistas semiestruturadas e observação direta de atividades estruturadas. Será criado um plano de ação pedagógica para o desenvolvimento de competências de leitura e escrita para a aluna do 3º ano do ensino básico com medidas seletivas. O estudo destaca a eficácia da ferramenta WW no enriquecimento do currículo. A abordagem interativa resultou numa experiência de aprendizagem positiva, contribuindo para o desenvolvimento integral da aluna. A gamificação, implementada com o WW, revelou ser uma prática eficaz na promoção da aprendizagem da aluna com NE. O sucesso da abordagem foi atribuído à adaptação às necessidades individuais e à personalização das atividades. Os resultados sugerem que o WW é uma ferramenta valiosa para melhorar a qualidade do ensino no contexto do 1ºCEB.
URI: https://hdl.handle.net/20.500.12207/6110
Designation: Dissertação de mestrado em Educação Especial - Especialização no Domínio Cognitivo e Motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2023
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Maria Raminhos - Versão corrigida.pdf2.3 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons