Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/6110
Title: | Influência da utilização de software específico em competências de leitura e escrita |
Authors: | Raminhos, Maria de Lurdes Chaveiro |
Orientador: | Almeida, Maria de Guadalupe Comparada |
Keywords: | Inclusão Metodologia ativa na aprendizagem Wordwall |
Issue Date: | 20-Dec-2023 |
Citation: | Raminhos, M. (2023). Influência da utilização de software específico em competências de leitura e escrita. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/6110 |
Abstract: | A inclusão é percebida como um procedimento que visa satisfazer e responder à diversidade de necessidades de todos os alunos, promovendo uma participação crescente na aprendizagem, nas culturas e nas comunidades, e diminuindo a exclusão no âmbito educativo e no seio da educação (ONU, 2005). O estudo pretende analisar se a ferramenta wordwall (WW) potencia a aquisição de leitura e escrita de alunos com Necessidades Especificas (NE). Pretende contribuir para compreendermos melhor a influência do WW na leitura e escrita, através de metodologias ativas de forma lúdica, avaliando o contributo do WW em atividades curriculares realizadas em contexto de sala de aula, na disciplina de Português. Será adotada uma metodologia qualitativa, permitindo analisar a realidade como participante e contribuindo para a mudança no campo educativo. O estudo decorreu numa turma do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB) num Agrupamento de Escolas do Alentejo, no ano letivo de 2022/2023, na escola onde a investigadora se encontra colocada. Incidirá numa metodologia de estudo de caso com uma aluna do 1ºCEB que beneficia de medidas seletivas (MS) de suporte à aprendizagem e inclusão (SAI). A recolha de dados realizou-se através de entrevistas semiestruturadas e observação direta de atividades estruturadas. Será criado um plano de ação pedagógica para o desenvolvimento de competências de leitura e escrita para a aluna do 3º ano do ensino básico com medidas seletivas. O estudo destaca a eficácia da ferramenta WW no enriquecimento do currículo. A abordagem interativa resultou numa experiência de aprendizagem positiva, contribuindo para o desenvolvimento integral da aluna. A gamificação, implementada com o WW, revelou ser uma prática eficaz na promoção da aprendizagem da aluna com NE. O sucesso da abordagem foi atribuído à adaptação às necessidades individuais e à personalização das atividades. Os resultados sugerem que o WW é uma ferramenta valiosa para melhorar a qualidade do ensino no contexto do 1ºCEB. |
URI: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/6110 |
Designation: | Dissertação de mestrado em Educação Especial - Especialização no Domínio Cognitivo e Motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2023 |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Maria Raminhos - Versão corrigida.pdf | 2.3 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License