Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/6110
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Maria de Guadalupe Comparada-
dc.contributor.authorRaminhos, Maria de Lurdes Chaveiro-
dc.date.accessioned2024-01-24T14:58:04Z-
dc.date.available2024-01-24T14:58:04Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.citationRaminhos, M. (2023). Influência da utilização de software específico em competências de leitura e escrita. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/6110por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12207/6110-
dc.description.abstractA inclusão é percebida como um procedimento que visa satisfazer e responder à diversidade de necessidades de todos os alunos, promovendo uma participação crescente na aprendizagem, nas culturas e nas comunidades, e diminuindo a exclusão no âmbito educativo e no seio da educação (ONU, 2005). O estudo pretende analisar se a ferramenta wordwall (WW) potencia a aquisição de leitura e escrita de alunos com Necessidades Especificas (NE). Pretende contribuir para compreendermos melhor a influência do WW na leitura e escrita, através de metodologias ativas de forma lúdica, avaliando o contributo do WW em atividades curriculares realizadas em contexto de sala de aula, na disciplina de Português. Será adotada uma metodologia qualitativa, permitindo analisar a realidade como participante e contribuindo para a mudança no campo educativo. O estudo decorreu numa turma do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB) num Agrupamento de Escolas do Alentejo, no ano letivo de 2022/2023, na escola onde a investigadora se encontra colocada. Incidirá numa metodologia de estudo de caso com uma aluna do 1ºCEB que beneficia de medidas seletivas (MS) de suporte à aprendizagem e inclusão (SAI). A recolha de dados realizou-se através de entrevistas semiestruturadas e observação direta de atividades estruturadas. Será criado um plano de ação pedagógica para o desenvolvimento de competências de leitura e escrita para a aluna do 3º ano do ensino básico com medidas seletivas. O estudo destaca a eficácia da ferramenta WW no enriquecimento do currículo. A abordagem interativa resultou numa experiência de aprendizagem positiva, contribuindo para o desenvolvimento integral da aluna. A gamificação, implementada com o WW, revelou ser uma prática eficaz na promoção da aprendizagem da aluna com NE. O sucesso da abordagem foi atribuído à adaptação às necessidades individuais e à personalização das atividades. Os resultados sugerem que o WW é uma ferramenta valiosa para melhorar a qualidade do ensino no contexto do 1ºCEB.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectMetodologia ativa na aprendizagempor
dc.subjectWordwallpor
dc.titleInfluência da utilização de software específico em competências de leitura e escritapor
dc.typemasterThesispor
dc.pagination130 f.por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Educação Especial - Especialização no Domínio Cognitivo e Motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2023por
dc.identifier.tid203466454por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Maria Raminhos - Versão corrigida.pdf2.3 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons