Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/600
wcag
Título: As ciências experimentais no 1º ciclo do ensino básico: uma investigação-ação colaborativa
Autor: Jesus, Cristina
Orientador: Espírito Santo, José
Silveira, Margarida
Palavras-chave: Ensino das ciências experimentais
Atividades experimentais
Data: 2013
Editora: Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação.
Citação: Jesus, C. (2013). As ciências experimentais no 1º ciclo do ensino básico: uma investigação-ação colaborativa. (Dissertação de mestrado não publicado). Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação.
Resumo: Este estudo teve como objetivo primordial como é a atuação educativa dos professores do 3º ano do Ensino Básico face à área das ciências experimentais. Posteriormente a este objetivo primário surgiram outros objetivos, tais como: verificar os recursos e os espaços existentes na sala de aula para a realização de atividades no âmbito das ciências experimentais; identificar as dificuldades sentidas pelos professores na implementação de atividades experimentais; e incentivar os professores envolvidos a integrar e a dar continuidade às atividades das ciências experimentais. Esta investigação teve como participantes 4 professoras e os seus alunos de uma escola básica do concelho de Beja. Trata-se de um estudo que adotou o modelo de investigação-ação colaborativa, no qual foi utilizada uma metodologia de carater qualitativo. Foram utilizados como instrumentos de recolha de dados junto das professoras, uma entrevista de carater semi estruturado, uma escala de avaliação e uma grelha de apreciação. Os resultados, mostraram, numa primeira fase desta investigação, que os alunos de uma das professoras participantes neste estudo com escassa formação na área das ciências experimentais, apresentaram bastantes dificuldades nos processos associados à realização deste tipo de atividades. Estes alunos, mesmo após a implementação de um plano ação dirigido quer à sua professora quer a outras duas docentes, não apresentaram evolução relevante relativamente à posta em prática destes processos.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciências de educação - especialização em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2013.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/600
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.