Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5980
wcag
Title: Estratégias de aprendizagem ativa versus aprendizagem tradicional: resultados de um pequeno estudo de caso
Authors: Dias, Cristina
Santos, Carla
Varadinov, Maria
Vaz, Joaquim
Keywords: Ensino tradicional
Active based methods
Abordagens interativas
Motivação
Issue Date: May-2017
Publisher: CIEO – Research Centre for Spatial and Organizational Dynamics University of Algarve
Citation: Dias, C., Santos, C., Varadinov, M. J., & Vaz, B. (2017). Estratégias de aprendizagem ativa versus aprendizagem tradicional: Resultados de um pequeno estudo de caso. In Proceedings of the II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences (pp. 479-485). CIEO – Research Centre for Spatial and Organizational Dynamics
Abstract: Um dos objetivos deste estudo foi o de usar métodos ativos (activity-based methods) em prol dos métodos tradicionais e mostrar que o efeito desses métodos em sala de aula não só aumentam a motivação dos alunos como ajudam a melhorar os resultados da avaliação. Embora a pedagogia tenha mudado, o currículo permanece o mesmo. O foco é envolver os alunos no contexto dos conteúdos e ajudá-los a desenvolver o pensamento crítico e construtivo em relação aos assuntos lecionados em sala de aula. Para atingir esse objetivo, foram criados grupos de trabalho com um máximo de três elementos. Após uma abordagem dos conteúdos em sala de aula pelo professor, os alunos desenvolveram seu trabalho no laboratório de computação utilizando a folha de cálculo do Excel. Trata-se da unidade curricular estatística, cujo desenvolvimento dos conteúdos envolve vários cálculos por vezes complexos na resolução de alguns problemas. Sempre em contexto de laboratório, os alunos podem perguntar, discutir e falar com os parceiros do grupo, ou com toda a turma, expressando as suas ideias com ajuda da folha de cálculo Excel utilizada para o tratamento dos dados, através da visualização de gráficos, tabelas e cálculo de medidas estatísticas. No final do semestre, os alunos apresentam os trabalhos em sala de aula aos colegas e ao professor. O resultado final da avaliação é dado pelo somatório da pontuação atribuída pelo professor (60%) e pela avaliação dos colegas (40%). A partir dos resultados finais, pode-se concluir que a mudança da abordagem tradicional de ensino para aulas com uma abordagem mais interativa levaram a uma melhoria das as classificações finais da unidade curricular, para além de aumentarem a motivação dos mesmos.
Peer reviewed: yes
URI: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5980
ISBN: 978-989-8472-82-3
Publisher version: https://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/10086/1/II%20International%20Congress%202017%20CIEO.pdf
Appears in Collections:D-MCF - Comunicações com peer review

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Estratégias de aprendizagem_PDFA.pdf282.86 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons