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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5980
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wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDias, Cristina-
dc.contributor.authorSantos, Carla-
dc.contributor.authorVaradinov, Maria-
dc.contributor.authorVaz, Joaquim-
dc.date.accessioned2023-10-31T16:38:59Z-
dc.date.available2023-10-31T16:38:59Z-
dc.date.issued2017-05-
dc.identifier.citationDias, C., Santos, C., Varadinov, M. J., & Vaz, B. (2017). Estratégias de aprendizagem ativa versus aprendizagem tradicional: Resultados de um pequeno estudo de caso. In Proceedings of the II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences (pp. 479-485). CIEO – Research Centre for Spatial and Organizational Dynamicspor
dc.identifier.isbn978-989-8472-82-3-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5980-
dc.description.abstractUm dos objetivos deste estudo foi o de usar métodos ativos (activity-based methods) em prol dos métodos tradicionais e mostrar que o efeito desses métodos em sala de aula não só aumentam a motivação dos alunos como ajudam a melhorar os resultados da avaliação. Embora a pedagogia tenha mudado, o currículo permanece o mesmo. O foco é envolver os alunos no contexto dos conteúdos e ajudá-los a desenvolver o pensamento crítico e construtivo em relação aos assuntos lecionados em sala de aula. Para atingir esse objetivo, foram criados grupos de trabalho com um máximo de três elementos. Após uma abordagem dos conteúdos em sala de aula pelo professor, os alunos desenvolveram seu trabalho no laboratório de computação utilizando a folha de cálculo do Excel. Trata-se da unidade curricular estatística, cujo desenvolvimento dos conteúdos envolve vários cálculos por vezes complexos na resolução de alguns problemas. Sempre em contexto de laboratório, os alunos podem perguntar, discutir e falar com os parceiros do grupo, ou com toda a turma, expressando as suas ideias com ajuda da folha de cálculo Excel utilizada para o tratamento dos dados, através da visualização de gráficos, tabelas e cálculo de medidas estatísticas. No final do semestre, os alunos apresentam os trabalhos em sala de aula aos colegas e ao professor. O resultado final da avaliação é dado pelo somatório da pontuação atribuída pelo professor (60%) e pela avaliação dos colegas (40%). A partir dos resultados finais, pode-se concluir que a mudança da abordagem tradicional de ensino para aulas com uma abordagem mais interativa levaram a uma melhoria das as classificações finais da unidade curricular, para além de aumentarem a motivação dos mesmos.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCIEO – Research Centre for Spatial and Organizational Dynamics University of Algarvepor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectEnsino tradicionalpor
dc.subjectActive based methodspor
dc.subjectAbordagens interativaspor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.titleEstratégias de aprendizagem ativa versus aprendizagem tradicional: resultados de um pequeno estudo de casopor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/10086/1/II%20International%20Congress%202017%20CIEO.pdfpor
degois.publication.firstPage479por
degois.publication.lastPage485por
degois.publication.locationUniversidade do Algarvepor
degois.publication.titleBook of Proceedings II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciencespor
Appears in Collections:D-MCF - Comunicações com peer review

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