Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/596
wcag
Título: Projecto de intervenção: necessidades formativas dos cuidadores formais dos doentes de alzheimer institucionalizados
Autor: Gonçalves, Telma
Orientador: Faria, Maria Cristina
Palavras-chave: Cuidadores formais
Envelhecimento
Doença de Alzheimer
Desgaste
Formação de cuidadores
Data: 2013
Editora: Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
Citação: Gonçalves, T. (2013). Projecto de intervenção: necessidades formativas dos cuidadores formais dos doentes de alzheimer institucionalizados. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
Resumo: A doença de Alzheimer continua a ser ainda uma doença desconhecida ou estranha da maioria das pessoas. O presente trabalho pretende conhecer melhor o contexto e os problemas relativos à Doença e ao Doente de Alzheimer. Em particular, procuraremos compreender o Cuidador Formal deste tipo de doentes que geralmente não tem o conhecimento suficiente sobre esta patologia, necessitando de mais formação a este nível. Neste estudo, pretende-se conhecer quais as maiores necessidades formativas existentes neste grupo de profissionais. Os participantes são 13 indivíduos , sendo que 8 são cuidadores formais e 5 profissionais que exercem a sua função na Mansão de São José – Quinta da Navarra um Lar só de mulheres com um ambiente tranquilizador. Os instrumentos utilizados foram Entrevistas Abertas e uma Escala de Sobrecarga de Zarit, previamente adaptada. Os dados recolhidos mostraram que na sua maioria, tanto cuidadores formais como especialistas, teriam muito pouco conhecimento sobre a Doença de Alzheimer, provando assim que têm uma enorme necessidade formativa. Em relação à Escala de Zarit ninguém apresentou qualquer tipo de Sobrecarga. Foi proposto um Projeto de Intervenção, designado de “Aprender para Agir e Cumprir” - Formar os Cuidadores Formais para com a Doença de Alzheimer, que visa o combate às necessidades formativas existentes na instituição.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicogerontologia comunitária. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/596
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Telma Filipa Bengalinha Gonçalves -2013.pdf4.42 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.