Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5853
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | André, Maria do Céu Lopes da Silva | - |
dc.contributor.author | Amândio, Marisa Parreira | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-03T13:02:16Z | - |
dc.date.available | 2023-03-03T13:02:16Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-27 | - |
dc.identifier.citation | Amândio, M. (2022). Os materiais não-estruturados propiciadores de brincadeira e descoberta em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1ºCiclo do Ensino Básico. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5853 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5853 | - |
dc.description.abstract | O presente relatório insere-se nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II e III, em contexto de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este tem como objetivo realçar a importância da brincadeira e descoberta através da exploração de materiais, denominados de materiais não-estruturados. A temática em estudo surgiu a partir da observação participante de um ambiente educativo, em todas as suas dimensões: tempo, espaço e materiais, que ocorreu durante um primeiro momento do estágio. Uma observação mais focalizada no momento da tarde, permitiu verificar que a educadora dava oportunidade às crianças de utilizarem livre e autonomamente os materiais existentes na sala. Contudo, as crianças mudavam, com alguma frequência, de brinquedos/materiais e áreas, o que poderia ser interpretado como falta de interesse pelos recursos materiais que lhes eram disponibilizados. As situações aqui apresentadas suscitaram algumas dúvidas: • Será que os materiais de que a sala dispõe e que podemos designar de estruturados, reúnem as condições necessárias para que constituam um desafio e motivem as crianças para a sua utilização? • Que critérios devem ser tidos em conta, na introdução de outros materiais na dinâmica da sala? No sentido de encontrar algumas respostas para estas dúvidas procedeu-se a uma revisão da literatura e auscultaram-se as docentes participantes neste estudo. Deste processo emergiu a questão de partida e delinearam-se objetivos: • Que intervenção realizar na sala, de modo que as crianças tenham contacto com materiais diversificados e versáteis, de que são exemplo os materiais não estruturados? Objetivos: • Criar um ambiente educativo versátil e flexível que promova a autonomia e a curiosidade das crianças; • Proporcionar oportunidades que permitam a participação ativa das crianças; IV • Criar momentos de manipulação livre e lúdica de materiais diversificados e versáteis; • Incentivar a participação, de modo a respeitar o momento de cada criança nas atividades em sala; A opção metodológica situa-se numa abordagem de natureza qualitativa com enfoque na Investigação na e para a Ação. Os instrumentos de recolha de dados que selecionámos para este estudo foram o questionário, as grelhas de registo de observação, a análise documental e as notas de campo que se organizaram num diário da formação. Para o tratamento de dados utilizou-se a análise de conteúdo e a estatística descritiva. A ação foi desenvolvida de forma a integrar as várias áreas curriculares e promover aprendizagens proporcionadas pelas atividades que foram planeadas, registadas, refletidas e avaliadas em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Materiais estruturados | por |
dc.subject | Materiais semiestruturados | por |
dc.subject | Materiais não estruturados | por |
dc.subject | Brincadeira livre | por |
dc.subject | Criatividade | por |
dc.subject | Descoberta | por |
dc.subject | Aprendizagens essenciais. | por |
dc.title | Os materiais não-estruturados propiciadores de brincadeira e descoberta em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1ºCiclo do Ensino Básico | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 106 f. | por |
degois.identifier.tid | 203174755 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2022 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Marisa Ama_ndio - 15482_Dissertação de mestrado_PDFA.pdf | 1.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License