TY: THES T1 - Os materiais não-estruturados propiciadores de brincadeira e descoberta em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1ºCiclo do Ensino Básico A1 - Amândio, Marisa Parreira N2 - O presente relatório insere-se nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II e III, em contexto de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este tem como objetivo realçar a importância da brincadeira e descoberta através da exploração de materiais, denominados de materiais não-estruturados. A temática em estudo surgiu a partir da observação participante de um ambiente educativo, em todas as suas dimensões: tempo, espaço e materiais, que ocorreu durante um primeiro momento do estágio. Uma observação mais focalizada no momento da tarde, permitiu verificar que a educadora dava oportunidade às crianças de utilizarem livre e autonomamente os materiais existentes na sala. Contudo, as crianças mudavam, com alguma frequência, de brinquedos/materiais e áreas, o que poderia ser interpretado como falta de interesse pelos recursos materiais que lhes eram disponibilizados. As situações aqui apresentadas suscitaram algumas dúvidas: ? Será que os materiais de que a sala dispõe e que podemos designar de estruturados, reúnem as condições necessárias para que constituam um desafio e motivem as crianças para a sua utilização? ? Que critérios devem ser tidos em conta, na introdução de outros materiais na dinâmica da sala? No sentido de encontrar algumas respostas para estas dúvidas procedeu-se a uma revisão da literatura e auscultaram-se as docentes participantes neste estudo. Deste processo emergiu a questão de partida e delinearam-se objetivos: ? Que intervenção realizar na sala, de modo que as crianças tenham contacto com materiais diversificados e versáteis, de que são exemplo os materiais não estruturados? Objetivos: ? Criar um ambiente educativo versátil e flexível que promova a autonomia e a curiosidade das crianças; ? Proporcionar oportunidades que permitam a participação ativa das crianças; IV ? Criar momentos de manipulação livre e lúdica de materiais diversificados e versáteis; ? Incentivar a participação, de modo a respeitar o momento de cada criança nas atividades em sala; A opção metodológica situa-se numa abordagem de natureza qualitativa com enfoque na Investigação na e para a Ação. Os instrumentos de recolha de dados que selecionámos para este estudo foram o questionário, as grelhas de registo de observação, a análise documental e as notas de campo que se organizaram num diário da formação. Para o tratamento de dados utilizou-se a análise de conteúdo e a estatística descritiva. A ação foi desenvolvida de forma a integrar as várias áreas curriculares e promover aprendizagens proporcionadas pelas atividades que foram planeadas, registadas, refletidas e avaliadas em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico. UR - https://repositorio.ipbeja.pt/handle/20.500.12207/5853 Y1 - 2022 PB - No publisher defined