Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5835
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Maria Teresa Pereira dos-
dc.contributor.authorPalma, Maria José Aires Saturnino da-
dc.date.accessioned2023-02-27T10:11:30Z-
dc.date.available2023-02-27T10:11:30Z-
dc.date.issued2022-02-24-
dc.identifier.citationPalma, M. (2020). Motivações e expetativas dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais numa escola do Ensino Profissional. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5835por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5835-
dc.description.abstractO ensino profissional regula-se por práticas inclusivas, procurando chegar a todos os alunos, permitindo uma formação integral, geradora de cidadãos com competências para abraçar o mercado de trabalho cada vez mais exigente, e ao mesmo tempo orientar outros para o ingresso no ensino superior. O presente estudo procura conhecer as motivações e expetativas dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais numa escola do ensino profissional. A investigação realizada numa Escola Profissional do Baixo Alentejo, inscreve-se numa metodologia qualitativa – estudo de caso – uma vez que procuramos compreender em profundidade uma realidade específica. A escolha da população de estudo, foi abrangente a todos os alunos referenciados pela equipa multidisciplinar, como alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID). A recolha de dados, que permitiu perceber o percurso escolar da população alvo, bem como as suas motivações e expetativas, foi desenvolvida em contexto escolar, recorrendo-se aos seguintes instrumentos, análise documental, observação direta em sala de aula e entrevistas. As conclusões do estudo confirmam que as expetativas e motivações da maioria dos alunos com DID, participantes no estudo, vão ao encontro dos objetivos e das práticas do ensino profissional, nomeadamente aprender uma profissão, arranjar emprego com mais facilidade, ser mais fácil, ter uma caráter mais prático e ficarem preparados para prosseguir estudos. Em função da análise e discussão dos resultados pretendeu-se elaborar uma proposta de intervenção, que compreende um guião de boas práticas e um plano de atuação, com vista a tornar a escola cada vez condizente com as motivações e expetativas dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. A realização deste projeto nesta escola do ensino profissional visa melhorar a qualidade de vida dos seus alunos, com um plano de desenvolvimento em permanente mudança, aberto e adaptado a cada um em particular.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectExpetativapor
dc.subjectEnsino Profissionalpor
dc.subjectDificuldades intelectuais e desenvolvimentaispor
dc.titleMotivações e expetativas dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais numa escola do Ensino Profissionalpor
dc.typemasterThesispor
dc.pagination174 f.por
degois.identifier.tid203087917por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2020por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
M José Palma_Dissertação de mestrado_PDFA.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons