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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5835
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Santos, Maria Teresa Pereira dos | - |
dc.contributor.author | Palma, Maria José Aires Saturnino da | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-27T10:11:30Z | - |
dc.date.available | 2023-02-27T10:11:30Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-24 | - |
dc.identifier.citation | Palma, M. (2020). Motivações e expetativas dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais numa escola do Ensino Profissional. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5835 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5835 | - |
dc.description.abstract | O ensino profissional regula-se por práticas inclusivas, procurando chegar a todos os alunos, permitindo uma formação integral, geradora de cidadãos com competências para abraçar o mercado de trabalho cada vez mais exigente, e ao mesmo tempo orientar outros para o ingresso no ensino superior. O presente estudo procura conhecer as motivações e expetativas dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais numa escola do ensino profissional. A investigação realizada numa Escola Profissional do Baixo Alentejo, inscreve-se numa metodologia qualitativa – estudo de caso – uma vez que procuramos compreender em profundidade uma realidade específica. A escolha da população de estudo, foi abrangente a todos os alunos referenciados pela equipa multidisciplinar, como alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID). A recolha de dados, que permitiu perceber o percurso escolar da população alvo, bem como as suas motivações e expetativas, foi desenvolvida em contexto escolar, recorrendo-se aos seguintes instrumentos, análise documental, observação direta em sala de aula e entrevistas. As conclusões do estudo confirmam que as expetativas e motivações da maioria dos alunos com DID, participantes no estudo, vão ao encontro dos objetivos e das práticas do ensino profissional, nomeadamente aprender uma profissão, arranjar emprego com mais facilidade, ser mais fácil, ter uma caráter mais prático e ficarem preparados para prosseguir estudos. Em função da análise e discussão dos resultados pretendeu-se elaborar uma proposta de intervenção, que compreende um guião de boas práticas e um plano de atuação, com vista a tornar a escola cada vez condizente com as motivações e expetativas dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. A realização deste projeto nesta escola do ensino profissional visa melhorar a qualidade de vida dos seus alunos, com um plano de desenvolvimento em permanente mudança, aberto e adaptado a cada um em particular. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | Expetativa | por |
dc.subject | Ensino Profissional | por |
dc.subject | Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais | por |
dc.title | Motivações e expetativas dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais numa escola do Ensino Profissional | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 174 f. | por |
degois.identifier.tid | 203087917 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2020 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
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