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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5835
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Título: Motivações e expetativas dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais numa escola do Ensino Profissional
Autor: Palma, Maria José Aires Saturnino da
Orientador: Santos, Maria Teresa Pereira dos
Palavras-chave: Motivação
Expetativa
Ensino Profissional
Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
Data: 24-Fev-2022
Citação: Palma, M. (2020). Motivações e expetativas dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais numa escola do Ensino Profissional. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5835
Resumo: O ensino profissional regula-se por práticas inclusivas, procurando chegar a todos os alunos, permitindo uma formação integral, geradora de cidadãos com competências para abraçar o mercado de trabalho cada vez mais exigente, e ao mesmo tempo orientar outros para o ingresso no ensino superior. O presente estudo procura conhecer as motivações e expetativas dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais numa escola do ensino profissional. A investigação realizada numa Escola Profissional do Baixo Alentejo, inscreve-se numa metodologia qualitativa – estudo de caso – uma vez que procuramos compreender em profundidade uma realidade específica. A escolha da população de estudo, foi abrangente a todos os alunos referenciados pela equipa multidisciplinar, como alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID). A recolha de dados, que permitiu perceber o percurso escolar da população alvo, bem como as suas motivações e expetativas, foi desenvolvida em contexto escolar, recorrendo-se aos seguintes instrumentos, análise documental, observação direta em sala de aula e entrevistas. As conclusões do estudo confirmam que as expetativas e motivações da maioria dos alunos com DID, participantes no estudo, vão ao encontro dos objetivos e das práticas do ensino profissional, nomeadamente aprender uma profissão, arranjar emprego com mais facilidade, ser mais fácil, ter uma caráter mais prático e ficarem preparados para prosseguir estudos. Em função da análise e discussão dos resultados pretendeu-se elaborar uma proposta de intervenção, que compreende um guião de boas práticas e um plano de atuação, com vista a tornar a escola cada vez condizente com as motivações e expetativas dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. A realização deste projeto nesta escola do ensino profissional visa melhorar a qualidade de vida dos seus alunos, com um plano de desenvolvimento em permanente mudança, aberto e adaptado a cada um em particular.
URI: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5835
Designação: Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2020
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

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