Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5432
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCamacho, Inês-
dc.contributor.authorNunes, Ana Cristina Farinho-
dc.date.accessioned2022-05-06T16:46:38Z-
dc.date.available2022-05-06T16:46:38Z-
dc.date.issued2021-03-09-
dc.identifier.citationNunes, A. (2021). Desenvolvimento de estratégias para a promoção de emoções positivas. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5432por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5432-
dc.description.abstractO presente estudo, encontra-se inserido nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II e III em dois contextos distintos, Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico. O mesmo terá surgido pelo facto de as emoções se encontrarem presentes na vida do ser humano, condicionando o seu comportamento, e por ser tão importante, deve ser valorizado e estudado. Deste modo, a necessidade de compreender as emoções tem suscitado cada vez mais interesse, sendo demonstrado no crescente número de estudos que têm surgido para demonstrar a sua importância, desde tenra idade. Em relação à metodologia de investigação-ação, foi necessário recolher alguns dados, nomeadamente na realização de atividades relacionadas com o tema, especialmente durante a execução da Prática Profissional II. Nesta prática surgiram algumas questões pertinentes que suscitaram o estudo do presente tema, das quais destaco as seguintes:  Que estratégias poderão ser utilizadas para a promoção de emoções positivas nas crianças?  Qual deverá ser a atuação do adulto na promoção de emoções positivas que beneficiem o desenvolvimento? Contudo, durante a prática destacaram-se dois tipos de emoções: as positivas e as negativas. As positivas (ex: alegria) evidenciavam-se quando demonstravam bom comportamento ou quando atingiam determinado objetivo. Em contrapartida, quando se evidenciavam emoções negativas (ex: tristeza, raiva, medo…), estas eram demonstradas através do mau comportamento, como quando danificavam determinado brinquedo ou material pertencente à sala, por exemplo. Por outro lado, adquiriram diversas aprendizagens a partir das atividades realizadas, sendo uma delas o reconhecimento e, sobretudo, a descoberta de algumas emoções que anteriormente desconheciam. Ainda assim, as crianças necessitam de saber controlar o seu estado emocional, para que sejam capazes de estar preparadas para lidar da melhor forma com a diversidade de situações que decorrem ao longo da vida.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectEmoçõespor
dc.subjectCompreensão emocionalpor
dc.subjectEducação emocionalpor
dc.titleDesenvolvimento de estratégias para a promoção de emoções positivaspor
dc.typemasterThesispor
dc.pagination103 f.por
degois.identifier.tid202918700por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2021por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Ana+NunesPDFA.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons