Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5432
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Camacho, Inês | - |
dc.contributor.author | Nunes, Ana Cristina Farinho | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-06T16:46:38Z | - |
dc.date.available | 2022-05-06T16:46:38Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-09 | - |
dc.identifier.citation | Nunes, A. (2021). Desenvolvimento de estratégias para a promoção de emoções positivas. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5432 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5432 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo, encontra-se inserido nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II e III em dois contextos distintos, Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico. O mesmo terá surgido pelo facto de as emoções se encontrarem presentes na vida do ser humano, condicionando o seu comportamento, e por ser tão importante, deve ser valorizado e estudado. Deste modo, a necessidade de compreender as emoções tem suscitado cada vez mais interesse, sendo demonstrado no crescente número de estudos que têm surgido para demonstrar a sua importância, desde tenra idade. Em relação à metodologia de investigação-ação, foi necessário recolher alguns dados, nomeadamente na realização de atividades relacionadas com o tema, especialmente durante a execução da Prática Profissional II. Nesta prática surgiram algumas questões pertinentes que suscitaram o estudo do presente tema, das quais destaco as seguintes: Que estratégias poderão ser utilizadas para a promoção de emoções positivas nas crianças? Qual deverá ser a atuação do adulto na promoção de emoções positivas que beneficiem o desenvolvimento? Contudo, durante a prática destacaram-se dois tipos de emoções: as positivas e as negativas. As positivas (ex: alegria) evidenciavam-se quando demonstravam bom comportamento ou quando atingiam determinado objetivo. Em contrapartida, quando se evidenciavam emoções negativas (ex: tristeza, raiva, medo…), estas eram demonstradas através do mau comportamento, como quando danificavam determinado brinquedo ou material pertencente à sala, por exemplo. Por outro lado, adquiriram diversas aprendizagens a partir das atividades realizadas, sendo uma delas o reconhecimento e, sobretudo, a descoberta de algumas emoções que anteriormente desconheciam. Ainda assim, as crianças necessitam de saber controlar o seu estado emocional, para que sejam capazes de estar preparadas para lidar da melhor forma com a diversidade de situações que decorrem ao longo da vida. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Emoções | por |
dc.subject | Compreensão emocional | por |
dc.subject | Educação emocional | por |
dc.title | Desenvolvimento de estratégias para a promoção de emoções positivas | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 103 f. | por |
degois.identifier.tid | 202918700 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2021 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ana+NunesPDFA.pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License