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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5432
Título: | Desenvolvimento de estratégias para a promoção de emoções positivas |
Autor: | Nunes, Ana Cristina Farinho |
Orientador: | Camacho, Inês |
Palavras-chave: | Emoções Compreensão emocional Educação emocional |
Data: | 9-Mar-2021 |
Citação: | Nunes, A. (2021). Desenvolvimento de estratégias para a promoção de emoções positivas. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5432 |
Resumo: | O presente estudo, encontra-se inserido nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II e III em dois contextos distintos, Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico. O mesmo terá surgido pelo facto de as emoções se encontrarem presentes na vida do ser humano, condicionando o seu comportamento, e por ser tão importante, deve ser valorizado e estudado. Deste modo, a necessidade de compreender as emoções tem suscitado cada vez mais interesse, sendo demonstrado no crescente número de estudos que têm surgido para demonstrar a sua importância, desde tenra idade. Em relação à metodologia de investigação-ação, foi necessário recolher alguns dados, nomeadamente na realização de atividades relacionadas com o tema, especialmente durante a execução da Prática Profissional II. Nesta prática surgiram algumas questões pertinentes que suscitaram o estudo do presente tema, das quais destaco as seguintes: Que estratégias poderão ser utilizadas para a promoção de emoções positivas nas crianças? Qual deverá ser a atuação do adulto na promoção de emoções positivas que beneficiem o desenvolvimento? Contudo, durante a prática destacaram-se dois tipos de emoções: as positivas e as negativas. As positivas (ex: alegria) evidenciavam-se quando demonstravam bom comportamento ou quando atingiam determinado objetivo. Em contrapartida, quando se evidenciavam emoções negativas (ex: tristeza, raiva, medo…), estas eram demonstradas através do mau comportamento, como quando danificavam determinado brinquedo ou material pertencente à sala, por exemplo. Por outro lado, adquiriram diversas aprendizagens a partir das atividades realizadas, sendo uma delas o reconhecimento e, sobretudo, a descoberta de algumas emoções que anteriormente desconheciam. Ainda assim, as crianças necessitam de saber controlar o seu estado emocional, para que sejam capazes de estar preparadas para lidar da melhor forma com a diversidade de situações que decorrem ao longo da vida. |
URI: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5432 |
Designação: | Dissertação de mestrado em Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2021 |
Aparece nas coleções: | ESE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
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