Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5360
wcag
Title: Riscos psicossociais nos docentes do 1° Ciclo do Concelho de Beja
Authors: Pires, Rita Inês Modesto
Orientador: Amaral, Marta Isabel Casteleiro
Santos, Carla Maria Lopes da Silva Afonso dos
Keywords: Burnout
Copenhagen Psychosocial Questionnaire
Docentes
Riscos Psicossociais
(In) Satisfação Profissional
Stress
Issue Date: 28-May-2020
Citation: Pires, R. (2020). Riscos psicossociais nos docentes do 1° Ciclo do Concelho de Beja. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Abstract: A temática dos riscos psicossociais ligados ao trabalho tem assumido uma importância crescente, devido à evolução do trabalho nas empresas e às mudanças que ocorrem a nível mundial. Existe maior flexibilidade nas funções e nas competências, com intensificação do trabalho, com consequências negativas para os trabalhadores, para as organizações e para a sociedade (Duarte, 2001). Nas últimas décadas, a profissão de professor sofreu grandes alterações no que concerne às exigências, expetativas sociais e complexidade, tornando-se uma atividade extremamente desgastante. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) considera “a profissão de docente como uma profissão de risco físico e mental”, associada aos riscos psicossociais, traduzindo-se em problemas de saúde. Este estudo tem como objetivo identificar e avaliar os riscos psicossociais a que os docentes estão sujeitos e analisar a relação de algumas variáveis sociodemográficas e socioprofissionais com esses mesmos riscos. Para a execução dos objetivos propostos utilizou-se o questionário Copenhagen Psychsocial Questionnaire (COPSOQ) - Versão Curta e um questionário sociodemográfico e socioprofissional. Os principais riscos psicossociais identificados neste estudo foram: Exigências laborais; Exigências quantitativas; Exigências cognitivas; Ritmo de trabalho; e Valores no local de trabalho. Estes fatores apresentam maior risco psicossocial nos docentes devido à mudança de paradigma que se tem verificado na profissão docente nestes últimos anos.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5360
Designation: Dissertação de mestrado em Segurança e higiene no trabalho. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, 2020
Appears in Collections:D-ENG - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Rita_Pires_Dissertação.pdf1.58 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons