Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5201
wcag
Título: Capacitação para o autocuidado da pessoa idosa na RNCCI, contributos dos cuidados de enfermagem de reabilitação
Autor: Batista, Anabela Martins
Orientador: Fonseca, César
Palavras-chave: Autocuidado
Idoso
RNCCI
Enfermagem de reabilitação
Data: 2019
Citação: Batista, A. (2019). Capacitação para o autocuidado da pessoa idosa na RNCCI, contributos dos cuidados de enfermagem de reabilitação. (Dissertação de mestrado não publicada). Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Resumo: Enquadramento: A dependência para o autocuidado, comumente relacionado com patologias crónicas e com o envelhecimento, são causas de dificuldades para utentes e família, particularmente no domicílio. Os cuidados continuados no âmbito da saúde integram um dos desafios presentes nas sociedades contemporâneas. A qualidade dos cuidados prestados concentra-se numa das preocupações que, além da eficácia a nível clínico e da segurança do utente, conduz a que este seja considerado um cuidado central. A RNCCI assume-se como um novo padrão organizacional que, perante este, resulta numa resposta integrada da saúde assumindo a reabilitação, readaptação e reintegração como objetivos de intervenção. Objetivo: Apresentar o processo subjacente à aquisição e desenvolvimento de competências de Enfermagem de Reabilitação e de Mestre. Metodologia: Implementou-se uma estratégia de intervenção profissional, com base na metodologia de estudo de caso (Yin, 2003) e na teoria de médio alcance de Lopes (2006) com vista à avaliação dos ganhos sensíveis aos cuidados de Enfermagem de Reabilitação, na capacitação para o autocuidado da pessoa idosa na RNCCI. Resultados: Certifica-se que através dos dado recolhidos as intervenções do enfermeiro de reabilitação cooperaram para uma melhoria da funcionalidade da pessoa, reduzindo a dependência no autocuidado, proporcionando ganhos em saúde. Conclusão: Observou-se que as competências de Enfermagem de Reabilitação e de Mestre, propostas inicialmente foram inteiramente adquiridas, contribuindo para uma melhoria funcional das pessoas incluídas na estratégia de intervenção profissional.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5201
Designação: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização em Enfermagem de Reabilitação em conjunto com: Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Aparece nas coleções:ESS - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Anabela Batista_Mestrado.pdf8.06 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons