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acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5194
Título: | A Roda dos Alimentos como Recurso Pedagógico Inclusivo e Acessível |
Autor: | Cordeleanu, Mihaela Lopes, Tânia Raposo, Albertina Espirito Santo, Adelaide |
Palavras-chave: | Inclusão social Recurso pedagógico acessível Roda dos alimentos Lingua gestual Inclusão |
Data: | Out-2019 |
Citação: | Cordeleanu et. al. (2019) A roda dos alimentos como recurso pedagógico inclusivo e acessível, Proandee - VI Congresso Internacional de Educação Inclusiva- Olhares pelo caminho, 24-26 outubro, Santarám, Portugal |
Resumo: | O presente poster tem por objetivo a) demonstrar como um trabalho desenvolvido no âmbito de uma unidade curricular se transformou num recurso pedagógico de extrema utilidade para a comunidade surda, podendo ser disponibilizado on-line, em plataformas especificas, b) sensibilizar para a importância do recurso a ferramentas tecnológicas na diferenciação pedagógica e c) questionar o paradigma de inclusão na escola do século XXI na perspetiva dos diferentes atores educativos. Longe dos tempos em que os processos de aprendizagem estavam fortemente condicionados aos saberes dos docentes e aos apports que apenas estes podiam trazer para o espaço aula, sabemos hoje que a motivação dos estudantes para a aprendizagem está associada aos desafios lançados nas mais diversas vertentes/estratégias metodológicas onde se incluem as práticas de aprendizagem ativa (Giroux, 2005; Jara, 2016). Nestas práticas e dinâmicas educativas em que a solicitação do estudante para a evolução continua do trabalho é constante, uma avaliação que evidencie ao longo das semanas de aulas o conhecimento construído em ciclos de pesquisa – reflexão – compreensão – ação parece ser a mais ajustada tendo em conta a coerência entre teoria e prática, métodos e técnicas ou relação dialógica entre ensino e aprendizagem/ docente e discente (Pacheco, 2018; Ribeiro e Schwartz,2017). Nesta ótica, os estudantes são muitas vezes chamados a desenvolver trabalhos que possam evidenciar as aprendizagens e dar-lhes significado. Naturalmente quando um desses estudantes se expressa em Língua Gestual Portuguesa, a integração dessa forma de comunicação está presente e tem que ser valorizada sob pena de prejudicar a aprendizagem. A metodologia do trabalho que ilustra o poster assentou na pesquisa temática específica para a Unidade Curricular (UC) Biologia Saúde e Ambiente no tema “Alimentação e roda dos alimentos”, a que se seguiu a produção de texto, imagem e vídeo numa ferramenta que constitui um recurso pedagógico destinado a servir crianças de 1º ciclo ouvintes e surdos. O resultado expectável da utilização deste recurso é a possibilidade de, em contexto de sala de aula, estudantes ouvintes e surdos participarem simultaneamente de um momento planeado por uma docente surda viabilizando a inclusão. A European Agency Development in Special Needs Education (2012, p.12) refere que a educação inclusiva “diz respeito à reforma na sociedade” reforma essa que exige que todo(a)s trabalhem junto(a)s desenvolvendo as capacidades para “desconstruir a história educacional, (…) valorizar e entender a diversidade como um recurso que aumenta as oportunidades de aprendizagem e acrescenta valor às escolas e comunidades” Numa altura em que a inclusão e a equidade são palavras-chave para o sucesso, a disponibilização de recursos pedagógicos inclusivos é imprescindível. Porém, há ainda um longo caminho a percorrer para que isto se torne uma realidade acessível a todo(a)s. Os recursos tecnológicos existentes que suportem o armazenamento de instrumentos em língua gestual são poucos estando neste momento o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) consciente de que é preciso desenvolver trabalho para alojar e disponibilizar estes materiais. |
Descrição: | Poster |
Arbitragem científica: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/5194 |
Aparece nas coleções: | D-BIO - Posters |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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FINALProandee2019.pdf | Poster | 1.03 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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