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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5141
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Estradas, Ana | - |
dc.contributor.author | Raposo, Albertina | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-14T12:40:00Z | - |
dc.date.available | 2020-01-14T12:40:00Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-23 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/5141 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho pretende refletir, a partir da proposta de fabrico de plasticina caseira, sobre as questões que os (futuros) professores têm em conta quando fazem a planificação de uma atividade. A plasticina é uma substância muito plástica tendo por vezes, na sua composição, materiais tóxicos para as crianças e/ou o ambiente. Uma boa alternativa pode ser o próprio professor fazer a plasticina para e com as crianças usando ingredientes não tóxicos, naturais, locais e de baixo custo. Pela sua plasticidade, a plasticina permite à criança desenvolver competências a nível sensório-motor – motricidade fina, criatividade, coordenação oculo-manual. Pela facilidade de execução da receita, esta atividade também pode ser muito útil na promoção de outras capacidades cognitivas, como seja a interpretação de instruções em crianças mais crescidas (1º ciclo do Ensino Básico) ou a identificação/reconhecimento de cores, texturas, cheiros e sabores associados aos ingredientes base da receita no caso de crianças em idade Pré-Escolar. Sendo a planificação uma parte importante do trabalho de professor, questões como a Ética, os Custos, o Ambiente, a Saúde e a Segurança não devem ser ignoradas. Partindo de uma proposta de debate entre pares numa turma de futuros docentes, as questões levantadas visam conhecer que importância se dá a estes aspetos. Para isso, a metodologia utilizada foi a seguinte: a) uma apresentação dos conceitos através da plataforma Mentimeter a que se seguiu um debate e b) a experimentação de propostas práticas apresentadas como uma possível solução para os problemas identificados. No final c) foi passado um questionário individual para aferir a pertinência das questões colocadas, ou de outras questões a debater e obter ainda uma avaliação sinóptica da sessão. O resultado da atividade desenvolvida mostra que nas atividades educativas, as questões pedagógicas do desenvolvimento infantil são muito estudadas e debatidas e são bastante valorizadas nas planificações dos professores. Dentro das relações pedagógicas, a diversão e o sentido lúdico são também reconhecidos e considerados. Já questões como a ética, a relação que aquela atividade específica possa ter com a comunidade ou o ambiente e a boa utilização/criação de recursos são considerados fatores acessórios e até, muitas vezes, ignorados. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Plasticina caseira | por |
dc.subject | Aprendizagem entre pares | por |
dc.subject | Mentimeter | por |
dc.subject | Planificação | por |
dc.subject | Futuros professores | por |
dc.title | Plasticina caseira: um exercício de reflexão entre pares | por |
dc.type | other | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
degois.publication.location | Universidade Lusófona, Lisboa | por |
degois.publication.title | Congresso Internacional Profissionalidade Docente: desafios na formação de professores | por |
Appears in Collections: | D-BIO - Comunicações com peer review |
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