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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5026
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wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMaia, Andreia Sofia Nabiço-
dc.contributor.authorSantana, Maria Raquel-
dc.contributor.authorPestana, Susana-
dc.date.accessioned2019-11-12T16:26:12Z-
dc.date.available2019-11-12T16:26:12Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/5026-
dc.description.abstractIntrodução: Os alunos com Necessidades Educativas Especiais devem ser inseridos em turmas regulares, recebendo todos os serviços educativos adequados que possibilitem o desenvolvimento de competências e capacidades dos mesmos. O sucesso da inclusão escolar depende da parceria entre os vários profissionais a intervir em contexto escolar. A importância do terapeuta ocupacional inserido numa equipe em contexto escolar já é reconhecida e valorizada pela comunidade, e é alvo de muitos estudos. Objetivo: Identificar as metodologias de intervenção utilizadas pelos terapeutas ocupacionais em Portugal, em contexto escolar, com crianças com Necessidades Educativas Especiais, de forma a aferir as metodologias mais comuns, bem como os aspectos relevantes que fazem parte do processo terapêutico. Método: Trata-se de uma investigação de caráter não experimental com base descritiva e transversal. Inicialmente, foi elaborado um questionário semiestruturado, de natureza quantitativa, que foi ministrado aos terapeutas ocupacionais que trabalham ou tenham trabalhado havia menos de três anos em contexto escolar. Resultados: A amostra é composta por 40 terapeutas ocupacionais, 37 são do sexo feminino e três são do sexo masculino. A maioria dos indivíduos (77,5%) trabalha atualmente em contexto escolar. Os terapeutas ocupacionais intervêm principalmente com crianças, cujas idades estão compreendidas entre os 6 e os 18 anos. Conclusão: Verifica-se que as metodologias mais utilizadas pelos terapeutas ocupacionais são a atividade lúdica/brincar terapêutico e o treino de atividades da vida diária. A equitação com fins terapêuticos e a hipoterapia representam as metodologias menos utilizadas em contexto escolar, em que cada uma foi selecionada por 10% dos terapeutas.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispor
dc.subjectContexto Escolarpor
dc.subjectMetodologias de Intervençãopor
dc.subjectTerapia Ocupacionalpor
dc.titleMetodologias de intervenção do terapeuta ocupacional em contexto escolar com crianças com necessidades educativas especiais em Portugalpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1338/767por
degois.publication.firstPage681por
degois.publication.lastPage693por
degois.publication.titleCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional = Brazilian Journal of Occupational Therapypor
degois.publication.volume24por
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0695por
Appears in Collections:D-SA - Artigos em revistas indexadas à WoS/Scopus

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