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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5026
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Maia, Andreia Sofia Nabiço | - |
dc.contributor.author | Santana, Maria Raquel | - |
dc.contributor.author | Pestana, Susana | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-12T16:26:12Z | - |
dc.date.available | 2019-11-12T16:26:12Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/5026 | - |
dc.description.abstract | Introdução: Os alunos com Necessidades Educativas Especiais devem ser inseridos em turmas regulares, recebendo todos os serviços educativos adequados que possibilitem o desenvolvimento de competências e capacidades dos mesmos. O sucesso da inclusão escolar depende da parceria entre os vários profissionais a intervir em contexto escolar. A importância do terapeuta ocupacional inserido numa equipe em contexto escolar já é reconhecida e valorizada pela comunidade, e é alvo de muitos estudos. Objetivo: Identificar as metodologias de intervenção utilizadas pelos terapeutas ocupacionais em Portugal, em contexto escolar, com crianças com Necessidades Educativas Especiais, de forma a aferir as metodologias mais comuns, bem como os aspectos relevantes que fazem parte do processo terapêutico. Método: Trata-se de uma investigação de caráter não experimental com base descritiva e transversal. Inicialmente, foi elaborado um questionário semiestruturado, de natureza quantitativa, que foi ministrado aos terapeutas ocupacionais que trabalham ou tenham trabalhado havia menos de três anos em contexto escolar. Resultados: A amostra é composta por 40 terapeutas ocupacionais, 37 são do sexo feminino e três são do sexo masculino. A maioria dos indivíduos (77,5%) trabalha atualmente em contexto escolar. Os terapeutas ocupacionais intervêm principalmente com crianças, cujas idades estão compreendidas entre os 6 e os 18 anos. Conclusão: Verifica-se que as metodologias mais utilizadas pelos terapeutas ocupacionais são a atividade lúdica/brincar terapêutico e o treino de atividades da vida diária. A equitação com fins terapêuticos e a hipoterapia representam as metodologias menos utilizadas em contexto escolar, em que cada uma foi selecionada por 10% dos terapeutas. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Necessidades Educativas Especiais | por |
dc.subject | Contexto Escolar | por |
dc.subject | Metodologias de Intervenção | por |
dc.subject | Terapia Ocupacional | por |
dc.title | Metodologias de intervenção do terapeuta ocupacional em contexto escolar com crianças com necessidades educativas especiais em Portugal | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1338/767 | por |
degois.publication.firstPage | 681 | por |
degois.publication.lastPage | 693 | por |
degois.publication.title | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional = Brazilian Journal of Occupational Therapy | por |
degois.publication.volume | 24 | por |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0695 | por |
Appears in Collections: | D-SA - Artigos em revistas indexadas à WoS/Scopus |
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