Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4916
wcag
Título: Desmame ventilatório do doente crítico sob ventilação mecânica invasiva: Prática baseada em evidências
Autor: Martins, Mónica Alexandra Inácio
Orientador: Santiago, Maria Dulce dos Santos
Palavras-chave: Enfermagem de cuidados críticos
Segurança do doente
Desmame ventilatório
Data: Jun-2019
Citação: Martins, M. (2019). Desmame ventilatório do doente crítico sob ventilação mecânica invasiva: Prática baseada em evidências. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Resumo: A ventilação mecânica invasiva é a terapia de suporte mais utilizada perante a pessoa em situação crítica com falência ventilatória. Contudo, está associada a múltiplas complicações, com comprometimento da segurança do doente, de forma que se preconiza o desmame ventilatório oportuno, potenciado pela uniformização dos cuidados de saúde. Durante o estágio final, foi desenvolvida uma Intervenção Profissional Major com o intuito de incrementar a qualidade e segurança nos cuidados prestados ao doente crítico sob ventilação mecânica invasiva, através da implementação de estratégias promotoras da uniformização dos cuidados relativos ao processo de desmame ventilatório, as quais se descrevem neste relatório. Paralelamente, procede-se à análise e reflexão crítica e fundamentada, sobre o processo de aquisição e desenvolvimento de competências de Mestre em Enfermagem, bem como competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4916
Designação: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização em Enfermagem médico-cirúrgica, em pessoa em situação crítica em conjunto com: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Aparece nas coleções:ESS - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Versão Final - Mónica Martins.pdf9.89 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons