Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4878
wcag
Title: Emoções em crianças em idade escolar: intervenção de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica
Authors: Silva, Sónia Isabel Santos
Orientador: Cordeiro, Raul Alberto Carrilho
Keywords: Saúde mental
Serviços de saúde escolar
Emoções
Issue Date: May-2019
Citation: Silva, S. (2019). Emoções em crianças em idade escolar: intervenção de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Abstract: A intervenção de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica nas escolas representa uma excelente estratégia de ação na promoção da saúde mental infantil. Com o aumento das perturbações mentais nas crianças e jovens, tem-se evidenciado um crescente interesse pela promoção das competências socioemocionais em crianças. A literatura reconhece que o desenvolvimento dessas competências são determinantes no ajustamento psicossocial, no sucesso académico e nos ganhos em saúde de toda a comunidade. Recorrendo à metodologia de projeto, construiu-se um programa para gestão de emoções em crianças do 1º ciclo do ensino básico, assente nos focos de enfermagem Autoestima, Ansiedade, Tristeza, Medo, Autocontrolo, segundo a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. O presente relatório reflete o percurso académico realizado para aquisição das competên-cias comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde de Mental e Psiquiátrica e de Mestre em Enfermagem.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4878
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica em conjunto com: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Sónia Silva_PDFA.pdf4.89 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons