Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4843
wcag
Título: Avaliação de parâmetros de qualidade da meloa ‘Gália’ (Cucumis melo L. var. reticulatus Naud. cv. galia) produzida em modo biológico vs. convencional
Autor: Almeida, António José dos Santos de
Orientador: Regato, Mariana Augusta Casadinho Parrinha Duarte
Palma, Silvina dos Anjos Pimenta Marques Maia Ferro
Palavras-chave: Produtividade
Análise sensorial
Análise físico-química
Valor nutricional
Preferência consumidor
Data: 20-Dez-2018
Citação: Almeida, A. (2018). Avaliação de parâmetros de qualidade da meloa ‘Gália’ (Cucumis melo L. var. reticulatus Naud. cv. galia) produzida em modo biológico vs. convencional. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária.
Resumo: As problemáticas ambientais associadas ao setor agroalimentar impulsionam o consumidor a exigir produtos de maior qualidade com origem em práticas agronómicas económica, social e ambientalmente sustentáveis. Neste estudo, com base em instrumentos científicos e metodologias de analise normalizadas, estabeleceu-se um ensaio em vaso, com vista á obtenção de meloa produzida em modo biológico e em modo convencional, avaliando-se comparativamente a sua produtividade e características comerciais. Das meloas produzidas nos dois sistemas, avaliou-se ainda, a qualidade sensorial e físico-química, concretamente, no que respeita à textura, pH, teor de sólidos solúveis totais, humidade total, gordura bruta, celulose bruta, proteína bruta, cinza total, teor de sódio e nitritos, bem como o cálculo de extratos não azotados e avaliação calórica. Comparando ambos os sistemas, a meloa produzida em modo biológico apresentou mais 42 % em teor de sólidos solúveis totais, mais 25 % de matéria seca, menos 60 % de nitritos, a melhor classificação atribuída pelo painel de provadores quanto à suculência, sabor doce e apreciação global, permitindo concluir que o modo de produção biológico, com menor produtividade, resulta em frutos mais nutritivos, mais doces, mais suculentos e, de um modo genérico, vão de encontro às espectativas e preferências do consumidor.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4843
Designação: Dissertação de mestrado em Eng.ª Alimentar. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária, 2018
Aparece nas coleções:ESA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Antonio Almeida_PDF_A.pdf1.89 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons