Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4843
wcag
Title: Avaliação de parâmetros de qualidade da meloa ‘Gália’ (Cucumis melo L. var. reticulatus Naud. cv. galia) produzida em modo biológico vs. convencional
Authors: Almeida, António José dos Santos de
Orientador: Regato, Mariana Augusta Casadinho Parrinha Duarte
Palma, Silvina dos Anjos Pimenta Marques Maia Ferro
Keywords: Produtividade
Análise sensorial
Análise físico-química
Valor nutricional
Preferência consumidor
Issue Date: 20-Dec-2018
Citation: Almeida, A. (2018). Avaliação de parâmetros de qualidade da meloa ‘Gália’ (Cucumis melo L. var. reticulatus Naud. cv. galia) produzida em modo biológico vs. convencional. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária.
Abstract: As problemáticas ambientais associadas ao setor agroalimentar impulsionam o consumidor a exigir produtos de maior qualidade com origem em práticas agronómicas económica, social e ambientalmente sustentáveis. Neste estudo, com base em instrumentos científicos e metodologias de analise normalizadas, estabeleceu-se um ensaio em vaso, com vista á obtenção de meloa produzida em modo biológico e em modo convencional, avaliando-se comparativamente a sua produtividade e características comerciais. Das meloas produzidas nos dois sistemas, avaliou-se ainda, a qualidade sensorial e físico-química, concretamente, no que respeita à textura, pH, teor de sólidos solúveis totais, humidade total, gordura bruta, celulose bruta, proteína bruta, cinza total, teor de sódio e nitritos, bem como o cálculo de extratos não azotados e avaliação calórica. Comparando ambos os sistemas, a meloa produzida em modo biológico apresentou mais 42 % em teor de sólidos solúveis totais, mais 25 % de matéria seca, menos 60 % de nitritos, a melhor classificação atribuída pelo painel de provadores quanto à suculência, sabor doce e apreciação global, permitindo concluir que o modo de produção biológico, com menor produtividade, resulta em frutos mais nutritivos, mais doces, mais suculentos e, de um modo genérico, vão de encontro às espectativas e preferências do consumidor.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4843
Designation: Dissertação de mestrado em Eng.ª Alimentar. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária, 2018
Appears in Collections:D-TCA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Antonio Almeida_PDF_A.pdf1.89 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons