Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4836
wcag
Title: A cultura da romãzeira (Punica granatum L.): Práticas culturais e atributos físico-químicos do fruto das cultivares ‘Acco’ e ‘Wonderfull’
Authors: Guisado, Sofia Isabel Lourenço
Orientador: Regato, Mariana Augusta Casadinho Parrinha Duarte
Alves, Eliana Alexandra Sousa Jerónimo
Keywords: Punica granatum L.
Romã
‘Acco’
‘Wonderful’
Produtividade
Caracterização físico-química do fruto
Issue Date: 11-Jul-2018
Citation: Guisado, S. (2018). A cultura da romãzeira (Punica granatum L.): Práticas culturais e atributos físico-químicos do fruto das cultivares ‘Acco’ e ‘Wonderfull’. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária.
Abstract: presente trabalho teve como principais objetivos: caracterizar um pomar de romãzeiras e efetuar o acompanhamento das práticas culturais realizadas, nomeadamente, a rega; fertilização; poda e monda de frutos; mas também, o controlo de infestantes; controlo de pragas e doenças e acidentes fisiológicos ocorridos. E também, avaliar a produtividade e qualidade do fruto de duas cultivares de romãzeira, ‘Acco’ e ‘Wonderful’ mediante as condições edafo-climáticas do Alentejo. Para o estudo da qualidade do fruto foram determinados em laboratório alguns parâmetros físico-químicos, como: peso do fruto; diâmetro transversal e longitudinal; cor do fruto (casca); peso da fração comestível (bagos) e da fração não comestível (casca e membranas internas); cor dos bagos; sólidos solúveis totais (ºBrix); acidez titulável; pH e teor em fenóis totais. Concluiu-se que a cultivar, ‘Wonderful’ apresenta boa adaptabilidade a região do Alentejo, em termos de produtividade, em relação a cultivar ‘Acco’, e que as diferenças significativas (P < 0,05) encontradas para os atributos da qualidade do fruto, estarão relacionadas com os fatores genéticos e idade do pomar, pois ambas estão expostas às mesmas condições edafo-climáticas e às mesmas práticas culturais.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4836
Designation: Dissertação de mestrado em Agronomia. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária, 2018
Appears in Collections:D-BIO - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Sofia Guisado_PDF_A.pdf2.08 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons