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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4829
wcag
Título: A promoção da atividade científica e investigativa na abordagem às ciências em contexto de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
Autor: Costa, Joana Isabel Ferreira
Orientador: André, Maria do Céu
Silveira, Margarida
Palavras-chave: Área do conhecimento do mundo
Estudo do meio
Educação em ciência
Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Data: 28-Jan-2019
Citação: Costa, J. (2018). A promoção da atividade científica e investigativa na abordagem às ciências em contexto de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Resumo: O presente estudo debruça-se sobre a promoção da atividade científica e investigativa na abordagem às ciências em contexto de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico e apresenta os seguintes objetivos/linhas orientadoras: • Conhecer a atuação educativa de uma Educadora de Infância e de uma Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico, relativamente à Área do Conhecimento do Mundo e ao Estudo do Meio • Identificar que experiências/situações de aprendizagem são proporcionadas aos educandos, num contexto de Educação Pré-Escolar e num contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico, no que concerne Área do Conhecimento do Mundo e ao Estudo do Meio; • Contribuir para a melhoria da atuação educativa, no âmbito das Ciências. Para a realização do mesmo, optou-se por aplicar diferentes técnicas, instrumentos e procedimentos de recolha e tratamento de dados, que, de acordo com Brunheira (s/d), permitem obter dados de diferentes tipos, os quais proporcionam a possibilidade de cruzamento de informação (p.39): a observação (participante); as entrevistas aplicadas à educadora titular de turma e à professora titular de turma; as grelhas de observação e registo; o diário de formação; a consulta e análise de documentos; as conversas informais; as grelhas de registo das aprendizagens observadas e o registo fotográfico. Face à recolha e análise de dados procedeu-se à elaboração de um plano de intervenção, com um conjunto de intenções e ações a desenvolver, no sentido de tentar colmatar as necessidades identificadas. As atividades que integraram o plano foram avaliadas através da análise das grelhas de registo das aprendizagens observadas, para compreender melhor o seu impacto e, sempre que necessário, as planificações eram reformuladas.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4829
Designação: Dissertação de mestrado em Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2018
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

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