Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4824
wcag
Título: Uso de argila bentonita modificada com lantânio na remoção do ião fosfato para controle de sistemas aquáticos eutrofizados: O efeito do pH e das substâncias húmicas
Autor: Parente, Izabel Aparecida Ferreira
Orientador: Durão, Anabela Cândida Ramalho
Carvalhos, Maria Teresa Borralho Marques dos
Becker, Vanessa
Palavras-chave: Semiárido
Eutrofização
Fosfato
Argila
Phoslock®
Interferência do pH
Substâncias húmicas
Data: 14-Jun-2018
Citação: Parente, I. (2017). Uso de argila bentonita modificada com lantânio na remoção do ião fosfato para controle de sistemas aquáticos eutrofizados: O efeito do pH e das substâncias húmicas. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária.
Resumo: O Brasil dispõe de 13,8% da reserva de água doce mundial. Porém, apenas 3% da água existente no país encontra-se no Nordeste. Este fator aliado ao facto da maioria do armazenamento de água local ser composto por rios intermitentes e dos longos períodos de secas severas que caracterizam a região são determinantes no cenário de desenvolvimento socioeconómico e exerce uma influência direta na qualidade da água da região. Deste facto advém a importância dos reservatórios artificiais, no entanto, um dos maiores problemas observados nestes, são os fenómenos de processo de eutrofização. Com o intuito de reverter/minimizar estes processos de eutrofização em ecossistemas aquáticos várias medidas vêm sido utilizadas, nomeadamente no desenvolvimento de testes experimentais. No caso em estudo, os testes experimentais são realizados com uma argila ionicamente modificada denominada “Phoslock®”. Esta, atua através da captura e imobilização do fósforo presente na coluna de água, considerando este um nutriente limitante no processo de eutrofização. Neste trabalho procura-se avaliar a influência do pH e das substâncias húmicas (SH) na adsorção do fosfato (PO43-). A argila utilizada foi a argila bentonita modificada com lantânio (LMB), o experimento não apresentou resultados que nos permitam afirmar a interferência das SH (Substancias húmicas) na eficácia de adsorção do fósforo pela LMB. Os resultados respeitantes aos testes sobre o efeito do pH, estes, apresentaram uma remoção de PO43- acima de 90% nos tratamentos em toda gama de pH analisado, verificou-se ainda uma estabilização dos pH em estudo para um pH neutro, no final dos testes aplicados revelando assim uma tendência para neutralização. Relativamente ao teste sobre a interferência das substâncias húmicas, os resultados não permitem afirmar que estas interfiram no processo de adsorção do PO43-.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4824
Designação: Dissertação de mestrado em Eng.ª do Ambiente. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária, 2017
Aparece nas coleções:ESA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Izabel Parente_PDF_A.pdf1.71 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons