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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4701
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | André, Maria do Céu Lopes da Silva | - |
dc.contributor.author | Borralho, Marisa Pina | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-27T13:28:51Z | - |
dc.date.available | 2018-09-27T13:28:51Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-24 | - |
dc.identifier.citation | Borralho, M. (2017). A sexualidade infantil na educação pré-escolar. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4701 | - |
dc.description.abstract | Este artigo reporta-se a um estudo, que teve como objetivo, analisar a maneira de agir dos adultos face às manifestações de sexualidade no ambiente educativo, de crianças em idade pré-escolar, especificamente nas seguintes dimensões: A importância atribuída à sexualidade infantil no desenvolvimento integral da criança; Atitude dos adultos perante manifestações de sexualidade das crianças; Preparação dos adultos que lidam com as crianças diariamente neste contexto; Pertinência da abordagem do tema feita por especialistas junto dos profissionais e dos pais; Propostas de melhoria. Metodologicamente, tratou-se de um estudo descritivo em que foi aplicada uma entrevista à Diretora Técnica do Centro Infantil Quinta dos Pardais em Albufeira. Podemos constatar que, de acordo com as respostas dadas, existe pouca (in) formação sobre esta temática na educação pré-escolar, especificamente, neste centro Infantil. A Diretora Técnica considera importante, proporcionar oportunidades para os profissionais de educação se especializarem sobre os assuntos relacionados com a educação para a sexualidade no ensino pré-escolar, pois ainda existe muito preconceito e falta de informação, considera ainda que, este tema é geralmente banalizado e esquecido, pelas dificuldades encontradas face à melhor maneira de lidar com este tipo de situações. Afirma, que as crianças em idade pré-escolar têm por hábito colocar questões sobre sexualidade, contudo, considera que as respostas nem sempre são dadas adequadamente devido à insegurança, inerente à falta de formação das educadoras de infância e das auxiliares nesta área específica. Por outro lado, encara a educação para a sexualidade tão importante como outras áreas que são trabalhadas e que fazem parte do plano curricular e defende que esta deve começar a ser abordada desde a educação pré-escolar (3-6anos). No entanto, verifica que este é um tema pouco frequente nos projetos curriculares e foi proposto pela própria Diretora Técnica, sensibilizar as educadores para trabalharem esta temática e que a possam incluir nos Projetos Curriculares de Grupo, propõe também a realização de um Projeto Educativo, dentro da temática em questão promovendo a educação para saúde. Constatou-se, ainda, que a família é um elemento essencial na educação para a sexualidade, e que este trabalho tem que ser feito em parceria com as famílias. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Educação para a sexualidade | por |
dc.subject | Educação e promoção para a saúde | por |
dc.subject | Educação pré-escolar | por |
dc.title | A sexualidade infantil na educação pré-escolar | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 71 f. | por |
degois.identifier.tid | 201866080 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2017 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
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