Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4639
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Almeida, Cesário Paulo L. | - |
dc.contributor.author | Azedo, Joana Margarida | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-04T15:19:47Z | - |
dc.date.available | 2018-07-04T15:19:47Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-24 | - |
dc.identifier.citation | Azedo, J. (2017). Atividades promotoras de trabalho cooperativo no processo de ensino/aprendizagem da matemática em educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4639 | - |
dc.description.abstract | Este estudo desenvolveu-se em dois contextos educacionais, nomeadamente, numa instituição de educação Pré-Escolar e numa instituição de ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, ambas em Beja. O mesmo teve como principal finalidade analisar o contributo das atividades cooperativas no processo de ensino/aprendizagem da Matemática. Pretendeu-se ainda averiguar de que forma estas práticas são perspetivadas pelos alunos, educadores e professores. O quadro teórico de referência desta investigação assenta fundamentalmente nos temas do trabalho cooperativo e das estratégias lúdicas como ferramentas no processo de ensino/aprendizagem da Matemática. A análise foi feita mediante a utilização de entrevistas colocadas aos docentes, questionários aplicados aos alunos e ainda grelhas de observação de comportamentos e atitudes dos alunos, preenchidas no decorrer das atividades desenvolvidas. Os resultados do estudo evidenciam que os docentes inquiridos reconhecem a relevância desta tipologia de trabalho, contribuindo para o sucesso dos alunos na área curricular da Matemática. Relativamente aos alunos, os resultados demonstram satisfação, entusiasmo e maior facilidade, não apenas na aquisição dos conteúdos, como também nas relações interpessoais. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Trabalho cooperativo | por |
dc.subject | Atividades matemáticas | por |
dc.subject | Educação pré-escolar | por |
dc.subject | 1º ciclo do ensino básico | por |
dc.title | Atividades promotoras de trabalho cooperativo no processo de ensino/aprendizagem da matemática em educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 110 f. | por |
degois.identifier.tid | 201866250 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2017 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Joana Azedo.pdf | 8.03 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Joana Azedo_brochura.pdf | 807.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License