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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4633
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Almeida, Cesário Paulo Lameiras de | - |
dc.contributor.author | Malenha, Ana Rita Marques | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-15T14:13:37Z | - |
dc.date.available | 2018-06-15T14:13:37Z | - |
dc.date.issued | 2015-09-11 | - |
dc.identifier.citation | Malenha, A. (2015). A utilização do software livre e educativo como recurso na aprendizagem da matemática: Uma aplicação com o “Tux of Math Command” às operações numéricas. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4633 | - |
dc.description.abstract | A relevância da utilização de software educativo é manifestada em vários documentos oficiais. O Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais evidencia, em relação à Matemática, que, quanto ao computador, os alunos devem ter oportunidade de trabalhar com (…) programas educativos, (…) assim como de utilizar as capacidades educativas da rede Internet (CNEB, 2001: 71). Apesar da inexistência de referências explícitas no novo programa de Matemática para o Ensino Básico (2013), o documento orientador que o antecedeu estabelecia como objetivo geral usar instrumentos matemáticos tais como réguas, esquadros, compassos, transferidores, e também calculadoras e computadores (PMEB, 2007: 4). Assim, constatamos que é reconhecida a importância da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como instrumento matemático pertinente para a formação do aluno. Este trabalho tem como objetivo geral compreender os contributos ao nível da Matemática da utilização do software livre e educativo “Tux of Math Command”, numa sala de aula de 3º ano do 1º ciclo do Ensino Básico. Para a consecução deste objetivo, procedeu-se ao reconhecimento de vantagens e limitações no uso do software, à averiguação se o software constitui um recurso promotor de motivação no ensino/aprendizagem da Matemática e ao delineamento de estratégias através do software de modo a melhorar o processo de ensino/aprendizagem na área da Matemática. Nesta pesquisa utilizou-se uma metodologia de investigação-ação realizada numa turma do 3º ano do 1º ciclo. Foi utilizada a observação direta, aplicação de atividades e um questionário aos alunos da turma, uma entrevista à professora titular da sala de aula e os resultados obtidos evidenciam a pertinência desta ferramenta no ensino e aprendizagem da Matemática. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Recursos educativos | por |
dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação | por |
dc.subject | Software livre educativo | por |
dc.subject | Investigação-ação | por |
dc.title | A utilização do software livre e educativo como recurso na aprendizagem da matemática: Uma aplicação com o “Tux of Math Command” às operações numéricas | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.identifier.tid | 201034743 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2015 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
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