Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4633
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Cesário Paulo Lameiras de-
dc.contributor.authorMalenha, Ana Rita Marques-
dc.date.accessioned2018-06-15T14:13:37Z-
dc.date.available2018-06-15T14:13:37Z-
dc.date.issued2015-09-11-
dc.identifier.citationMalenha, A. (2015). A utilização do software livre e educativo como recurso na aprendizagem da matemática: Uma aplicação com o “Tux of Math Command” às operações numéricas. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4633-
dc.description.abstractA relevância da utilização de software educativo é manifestada em vários documentos oficiais. O Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais evidencia, em relação à Matemática, que, quanto ao computador, os alunos devem ter oportunidade de trabalhar com (…) programas educativos, (…) assim como de utilizar as capacidades educativas da rede Internet (CNEB, 2001: 71). Apesar da inexistência de referências explícitas no novo programa de Matemática para o Ensino Básico (2013), o documento orientador que o antecedeu estabelecia como objetivo geral usar instrumentos matemáticos tais como réguas, esquadros, compassos, transferidores, e também calculadoras e computadores (PMEB, 2007: 4). Assim, constatamos que é reconhecida a importância da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como instrumento matemático pertinente para a formação do aluno. Este trabalho tem como objetivo geral compreender os contributos ao nível da Matemática da utilização do software livre e educativo “Tux of Math Command”, numa sala de aula de 3º ano do 1º ciclo do Ensino Básico. Para a consecução deste objetivo, procedeu-se ao reconhecimento de vantagens e limitações no uso do software, à averiguação se o software constitui um recurso promotor de motivação no ensino/aprendizagem da Matemática e ao delineamento de estratégias através do software de modo a melhorar o processo de ensino/aprendizagem na área da Matemática. Nesta pesquisa utilizou-se uma metodologia de investigação-ação realizada numa turma do 3º ano do 1º ciclo. Foi utilizada a observação direta, aplicação de atividades e um questionário aos alunos da turma, uma entrevista à professora titular da sala de aula e os resultados obtidos evidenciam a pertinência desta ferramenta no ensino e aprendizagem da Matemática.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectRecursos educativospor
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopor
dc.subjectSoftware livre educativopor
dc.subjectInvestigação-açãopor
dc.titleA utilização do software livre e educativo como recurso na aprendizagem da matemática: Uma aplicação com o “Tux of Math Command” às operações numéricaspor
dc.typemasterThesispor
degois.identifier.tid201034743por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2015por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Ana Malenha.pdf3.53 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons