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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4633
wcag
Título: A utilização do software livre e educativo como recurso na aprendizagem da matemática: Uma aplicação com o “Tux of Math Command” às operações numéricas
Autor: Malenha, Ana Rita Marques
Orientador: Almeida, Cesário Paulo Lameiras de
Palavras-chave: Matemática
Recursos educativos
Tecnologias da informação e comunicação
Software livre educativo
Investigação-ação
Data: 11-Set-2015
Citação: Malenha, A. (2015). A utilização do software livre e educativo como recurso na aprendizagem da matemática: Uma aplicação com o “Tux of Math Command” às operações numéricas. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Resumo: A relevância da utilização de software educativo é manifestada em vários documentos oficiais. O Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais evidencia, em relação à Matemática, que, quanto ao computador, os alunos devem ter oportunidade de trabalhar com (…) programas educativos, (…) assim como de utilizar as capacidades educativas da rede Internet (CNEB, 2001: 71). Apesar da inexistência de referências explícitas no novo programa de Matemática para o Ensino Básico (2013), o documento orientador que o antecedeu estabelecia como objetivo geral usar instrumentos matemáticos tais como réguas, esquadros, compassos, transferidores, e também calculadoras e computadores (PMEB, 2007: 4). Assim, constatamos que é reconhecida a importância da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como instrumento matemático pertinente para a formação do aluno. Este trabalho tem como objetivo geral compreender os contributos ao nível da Matemática da utilização do software livre e educativo “Tux of Math Command”, numa sala de aula de 3º ano do 1º ciclo do Ensino Básico. Para a consecução deste objetivo, procedeu-se ao reconhecimento de vantagens e limitações no uso do software, à averiguação se o software constitui um recurso promotor de motivação no ensino/aprendizagem da Matemática e ao delineamento de estratégias através do software de modo a melhorar o processo de ensino/aprendizagem na área da Matemática. Nesta pesquisa utilizou-se uma metodologia de investigação-ação realizada numa turma do 3º ano do 1º ciclo. Foi utilizada a observação direta, aplicação de atividades e um questionário aos alunos da turma, uma entrevista à professora titular da sala de aula e os resultados obtidos evidenciam a pertinência desta ferramenta no ensino e aprendizagem da Matemática.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4633
Designação: Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2015
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

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