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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4632
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Almeida, Cesário Paulo Lameiras de | - |
dc.contributor.author | Pereirinha, Daniela Sofia Serra | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-15T14:13:11Z | - |
dc.date.available | 2018-06-15T14:13:11Z | - |
dc.date.issued | 2015-09-10 | - |
dc.identifier.citation | Pereirinha, D. (2015). Os afetos dos alunos em relação à matemática: Estudo com alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos de uma escola do 1º ciclo do Ensino Básico. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4632 | - |
dc.description.abstract | A presente investigação, elaborada no âmbito do Mestrado em Ensino na Especialidade de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende compreender os afetos dos alunos em relação à Matemática. Neste estudo participaram alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos de uma Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico, aspeto que nos permitirá ter uma visão transversal da evolução de afetividade, no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A metodologia utilizada neste trabalho foi de investigação-ação de natureza diagnóstica, visto que o investigador recolhe dados, interpreta-os, estabelece um diagnóstico e estrutura medidas para a ação, de modo a atenuar o problema previamente encontrado. Desta forma, foi necessário consultar referências bibliográficas de diferentes autores para uma compreensão mais elucidada sobre os afetos no processo de ensinoaprendizagem da Matemática, em paralelo com a utilização de um questionário, adaptado de Carrasco, Barona e Blanco (2014), a 111 estudantes para mensurar os afetos dos estudantes destes diferentes níveis de escolaridade do 1.º ciclo. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que a relação entre os afetos e o género, bem como a relação entre os afetos e o ano de escolaridade não apresentam um acréscimo nem um decréscimo, mas sim uma ligeira oscilação de resultados. Desta forma, não podemos dizer que os afetos dos alunos em relação à Matemática vão diminuindo nem aumentando de ano para ano nem de género para género, pois estes apresentam-se idênticos em todos os domínios. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Afetos | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | 1.º ciclo | por |
dc.subject | Alunos | por |
dc.subject | Investigação-ação | por |
dc.title | Os afetos dos alunos em relação à matemática: Estudo com alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos de uma escola do 1º ciclo do Ensino Básico | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.identifier.tid | 201034832 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2015 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
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