Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4632
wcag
Título: Os afetos dos alunos em relação à matemática: Estudo com alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos de uma escola do 1º ciclo do Ensino Básico
Autor: Pereirinha, Daniela Sofia Serra
Orientador: Almeida, Cesário Paulo Lameiras de
Palavras-chave: Afetos
Matemática
1.º ciclo
Alunos
Investigação-ação
Data: 10-Set-2015
Citação: Pereirinha, D. (2015). Os afetos dos alunos em relação à matemática: Estudo com alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos de uma escola do 1º ciclo do Ensino Básico. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Resumo: A presente investigação, elaborada no âmbito do Mestrado em Ensino na Especialidade de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende compreender os afetos dos alunos em relação à Matemática. Neste estudo participaram alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos de uma Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico, aspeto que nos permitirá ter uma visão transversal da evolução de afetividade, no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A metodologia utilizada neste trabalho foi de investigação-ação de natureza diagnóstica, visto que o investigador recolhe dados, interpreta-os, estabelece um diagnóstico e estrutura medidas para a ação, de modo a atenuar o problema previamente encontrado. Desta forma, foi necessário consultar referências bibliográficas de diferentes autores para uma compreensão mais elucidada sobre os afetos no processo de ensinoaprendizagem da Matemática, em paralelo com a utilização de um questionário, adaptado de Carrasco, Barona e Blanco (2014), a 111 estudantes para mensurar os afetos dos estudantes destes diferentes níveis de escolaridade do 1.º ciclo. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que a relação entre os afetos e o género, bem como a relação entre os afetos e o ano de escolaridade não apresentam um acréscimo nem um decréscimo, mas sim uma ligeira oscilação de resultados. Desta forma, não podemos dizer que os afetos dos alunos em relação à Matemática vão diminuindo nem aumentando de ano para ano nem de género para género, pois estes apresentam-se idênticos em todos os domínios.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4632
Designação: Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2015
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Daniela Pereirinha.pdf1.85 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons