Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4615
Title: | Representações e autoestima dos professores do 2º ciclo face a alunos com P.E.A. |
Authors: | Rôla, Ana Paula Montezo |
Orientador: | Ramalho, José Pereirinha |
Keywords: | Representação Autoestima Professores Sala de aula Perturbação do espectro do autismo |
Issue Date: | 9-Jul-2015 |
Citation: | Rôla, A. (2015). Representações e autoestima dos professores do 2º ciclo face a alunos com P.E.A. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. |
Abstract: | Embora em Portugal as políticas educativas, defendam a inclusão como o caminho a seguir, ainda há muito a fazer na promoção do sucesso educativo de todos os alunos. A educação é um direito básico e cabe à escola proporcionar contextos que permitam a todos maximizar o seu potencial. Esta dissertação teve como objectivo averiguar quais são as Representações e Autoestima dos Professores do 2º ciclo Face a Alunos com Perturbação do Espectro do Autismo. Sendo esta investigação um estudo qualitativo, recorremos à entrevista aberta e à Escala de Autoestima de Rosenberg. Pela análise de dados, podemos verificar que a maioria dos docentes defende que estes alunos têm potencialidades e características específicas, organizam estratégias e actividades diferenciadas e concordam com a inclusão. Revelam que o trabalho com estes alunos “especiais” é enriquecedor e proporciona uma melhoria da autoestima o que é sentido de uma forma bastante gratificante pela maioria dos professores. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4615 |
Designation: | Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2015 |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ana Paula Rôla.pdf | 2.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License