Utilize este identificador para referenciar este registo:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4593
Título: | Inclusão de um aluno com dificuldades intelectual e desenvolvimental numa turma regular no ensino secundário |
Autor: | Horta, Justina Maria José da Magra |
Orientador: | Ramalho, José Pereirinha |
Palavras-chave: | Dificuldades intelectual desenvolvimental Inclusão Emoções Formação de professores Necessidades educativas especiais |
Data: | 9-Set-2015 |
Citação: | Horta, J. (2015). Inclusão de um aluno com dificuldades intelectual e desenvolvimental numa turma regular no ensino secundário. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação. |
Resumo: | O objetivo geral deste estudo é procurar compreender de que forma se organiza a inclusão de um aluno com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental numa turma regular no ensino secundário. O estudo desenvolvido assentou numa investigação de natureza qualitativa, interpretativa e descritiva - Estudo de caso. A recolha de dados foi feita a partir de uma análise documental, de uma observação naturalista e de entrevistas semi-diretivas. Para o efeito foram realizadas entrevistas a 3 professores (2 do ensino regular, 1 de ensino especial) e à psicóloga da escola. Este estudo de caso incide sobre um aluno com Dificuldades Intelectual e Desenvolvimental que demonstra no seu dia-a-dia alguma insegurança nas suas atitudes não só com alguns professores, mas também com alguns colegas. Para terminar apresenta-se uma proposta de intervenção com o objetivo de melhorar as competências do aluno. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4593 |
Designação: | Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2015 |
Aparece nas coleções: | ESE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Justina Horta.pdf | 673.55 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este registo está protegido por Licença Creative Commons