Utilize este identificador para referenciar este registo:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4591
Título: | Inclusão dos alunos com dificuldades severas de comunicação no 1° ciclo |
Autor: | Brito, Ana Isabel Viriato de |
Orientador: | Espirito Santo, Adelaide |
Palavras-chave: | Inclusão Dificuldades severas de comunicação Práticas educativas |
Data: | 22-Jul-2015 |
Citação: | Brito, A. (2015). Inclusão dos alunos com dificuldades severas de comunicação no 1° ciclo. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação. |
Resumo: | O presente estudo versa a problemática da inclusão das crianças com dificuldades severas de comunicação numa escola do 1° ciclo do ensino regular, do distrito de Beja. Procurou-se verificar se as práticas educativas dos professores do 1° ciclo, com alunos com dificuldades severas de comunicação inseridos nas suas turmas, promovem a inclusão destes alunos. Os objetivos deste estudo foram realizados recorrendo a entrevistas e à observação direta a uma docente titular de turma, a uma docente de educação especial, a duas auxiliares de educação, uma terapeuta da fala e a duas crianças com dificuldades severas de comunicação enquanto “incluídas” na sua turma de pertença. Com base numa metodologia de estudo de caso, verificou-se que existe uma inclusão limitada. Verificou-se ainda que as perceções e as práticas educativas da docente de 1° ciclo, ainda são muito limitadas, no que diz respeito a estas crianças com dificuldades severas de comunicação. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4591 |
Designação: | Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2015 |
Aparece nas coleções: | ESE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Isabel Brito.pdf | 567.14 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este registo está protegido por Licença Creative Commons