Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4567
wcag
Título: A qualidade de vida de idosos institucionalizados com a doença de Alzheimer
Autor: Silvestre, Alexandra Guerreiro
Orientador: Ramalho, José Pereirinha
Palavras-chave: Envelhecimento demográfico
Saúde mental
Doença de Alzheimer,
Qualidade de vida
Institucionalização
Data: 27-Jul-2016
Citação: Silvestre, A. (2016). A Qualidade de vida de idosos institucionalizados com a doença de Alzheimer. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Resumo: Com o aumento da esperança média de vida e do número de idosos portadores da demência de Alzheimer, é importante avaliar a qualidade de vida que estes idosos têm quando se encontram institucionalizados. Uma vez que a estrutura institucional passa a ser o principal foco de intervenção com estes doentes. Esta doença tem por base uma perda progressiva das capacidades físicas, psíquicas e sociais destes doentes, sendo que é necessária uma intervenção adequada para que a mesma não progrida tão rapidamente. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo principal avaliar o nível de Qualidade de vida num conjunto de idosos institucionalizados com a doença de Alzheimer diagnosticada. Recorreu-se à aplicação de quatro instrumentos de recolha de dados, entre eles o Questionário Psicossocial; Escala de Qualidade de Vida WHOQOL - Bref; Escala de Qualidade de Vida WHOQOL - OLD e a Escala de Barthel. Em relação à amostra, a mesma foi constituída por 15 elementos institucionalizados na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas “Mansão de São José". Os resultados obtidos no estudo mostraram que é necessária uma intervenção que vise a melhoria da qualidade de vida destes idosos, uma vez que se verificou a existência de um nível de qualidade de vida muito abaixo do esperado. Neste sentido, foi delineada uma proposta de projeto que tem como objetivo retardar os efeitos progressivos da doença e proporcionar uma melhor qualidade de vida e bem-estar social a estes idosos, dentro da instituição onde residem.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4567
Designação: Dissertação de mestrado em Psicogerontologia comunitária. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2016
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Alexandra Silvestre.pdf7.87 MBAdobe PDFVer/Abrir
Alexandra Silvestre_Anexos e apendices.pdf853.7 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons