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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4560
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Espírito Santo, Adelaide Pereira Jacinto do | - |
dc.contributor.author | Medeiro, Patrícia Graça Venes | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-15T13:03:36Z | - |
dc.date.available | 2018-06-15T13:03:36Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-27 | - |
dc.identifier.citation | Medeiro, P. (2016). O olhar das crianças do 2º ciclo face aos pares com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID). (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4560 | - |
dc.description.abstract | A dificuldade apresentada pelas crianças que frequentam um Centro de Atividades de Tempos livres (C.A.T.L.), em aceitarem uma criança com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) no dito centro despoletou a questão de partida: Será que através da realização de dinâmicas de sensibilização, de alunos sem DID se consegue melhorar a aceitação da diferença? A experiência que a autora do estudo tem tido enquanto técnica de um Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) permite-lhe afirmar que este não é um caso isolado, pois as crianças com DID têm dificuldades em socializar-se, assim como as crianças sem DID em aceitar a diferença. Para compreender de que forma as dinâmicas intergrupais podem melhorar a socialização das crianças do 2° ciclo com e sem DID, a frequentarem um CATL traçou- se uma investigação baseada na metodologia de investigação-ação. A recolha de dados foi feita a partir da análise documental, da observação naturalista, assim como de um questionário, de uma ficha descritiva e da realização de dinâmicas de sensibilização. Efectuou-se igualmente uma entrevista à educadora responsável, no sentido de se perceber o funcionamento do CATL e o relacionamento entre as crianças com e sem DID. A amostra envolveu crianças entre os 9 e 12 anos (30 alunos), que frequentam o 2° ciclo do ensino básico. Neste trabalho tivemos a oportunidade de constatar que as dinâmicas intergrupais serviram para promover a aceitação da diferença. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | por |
dc.subject | Representação entre pares | por |
dc.title | O olhar das crianças do 2º ciclo face aos pares com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.identifier.tid | 201624133 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Educação especial – especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2016 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
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