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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4560
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dc.contributor.advisorEspírito Santo, Adelaide Pereira Jacinto do-
dc.contributor.authorMedeiro, Patrícia Graça Venes-
dc.date.accessioned2018-06-15T13:03:36Z-
dc.date.available2018-06-15T13:03:36Z-
dc.date.issued2016-07-27-
dc.identifier.citationMedeiro, P. (2016). O olhar das crianças do 2º ciclo face aos pares com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID). (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4560-
dc.description.abstractA dificuldade apresentada pelas crianças que frequentam um Centro de Atividades de Tempos livres (C.A.T.L.), em aceitarem uma criança com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) no dito centro despoletou a questão de partida: Será que através da realização de dinâmicas de sensibilização, de alunos sem DID se consegue melhorar a aceitação da diferença? A experiência que a autora do estudo tem tido enquanto técnica de um Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) permite-lhe afirmar que este não é um caso isolado, pois as crianças com DID têm dificuldades em socializar-se, assim como as crianças sem DID em aceitar a diferença. Para compreender de que forma as dinâmicas intergrupais podem melhorar a socialização das crianças do 2° ciclo com e sem DID, a frequentarem um CATL traçou- se uma investigação baseada na metodologia de investigação-ação. A recolha de dados foi feita a partir da análise documental, da observação naturalista, assim como de um questionário, de uma ficha descritiva e da realização de dinâmicas de sensibilização. Efectuou-se igualmente uma entrevista à educadora responsável, no sentido de se perceber o funcionamento do CATL e o relacionamento entre as crianças com e sem DID. A amostra envolveu crianças entre os 9 e 12 anos (30 alunos), que frequentam o 2° ciclo do ensino básico. Neste trabalho tivemos a oportunidade de constatar que as dinâmicas intergrupais serviram para promover a aceitação da diferença.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectRepresentação entre parespor
dc.titleO olhar das crianças do 2º ciclo face aos pares com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID)por
dc.typemasterThesispor
degois.identifier.tid201624133por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Educação especial – especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2016por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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