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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4560
Título: | O olhar das crianças do 2º ciclo face aos pares com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) |
Autor: | Medeiro, Patrícia Graça Venes |
Orientador: | Espírito Santo, Adelaide Pereira Jacinto do |
Palavras-chave: | Inclusão Necessidades educativas especiais Representação entre pares |
Data: | 27-Jul-2016 |
Citação: | Medeiro, P. (2016). O olhar das crianças do 2º ciclo face aos pares com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID). (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. |
Resumo: | A dificuldade apresentada pelas crianças que frequentam um Centro de Atividades de Tempos livres (C.A.T.L.), em aceitarem uma criança com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) no dito centro despoletou a questão de partida: Será que através da realização de dinâmicas de sensibilização, de alunos sem DID se consegue melhorar a aceitação da diferença? A experiência que a autora do estudo tem tido enquanto técnica de um Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) permite-lhe afirmar que este não é um caso isolado, pois as crianças com DID têm dificuldades em socializar-se, assim como as crianças sem DID em aceitar a diferença. Para compreender de que forma as dinâmicas intergrupais podem melhorar a socialização das crianças do 2° ciclo com e sem DID, a frequentarem um CATL traçou- se uma investigação baseada na metodologia de investigação-ação. A recolha de dados foi feita a partir da análise documental, da observação naturalista, assim como de um questionário, de uma ficha descritiva e da realização de dinâmicas de sensibilização. Efectuou-se igualmente uma entrevista à educadora responsável, no sentido de se perceber o funcionamento do CATL e o relacionamento entre as crianças com e sem DID. A amostra envolveu crianças entre os 9 e 12 anos (30 alunos), que frequentam o 2° ciclo do ensino básico. Neste trabalho tivemos a oportunidade de constatar que as dinâmicas intergrupais serviram para promover a aceitação da diferença. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4560 |
Designação: | Dissertação de mestrado em Educação especial – especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2016 |
Aparece nas coleções: | ESE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
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