Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4368
wcag
Título: Sexualidade e envelhecimento: uma análise da percepção de pessoas idosas sobre sua sexualidade nessa fase da vida
Autor: Rangel, Marceline Tomazini
Orientador: Espirito Santo, José António Reis do
Malainho, Adelaide Fernandes Pires
Palavras-chave: Envelhecimento
Sexualidade
Qualidade de vida
Preconceito
Data: 2014
Editora: Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
Citação: Rangel, M. (2014). Sexualidade e envelhecimento: uma análise da percepção de pessoas idosas sobre sua sexualidade nessa fase da vida. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Resumo: O projeto de investigação que agora apresentamos teve por objetivo principal conhecer a percepção das pessoas idosas acerca da relação entre o processo de envelhecimento e a sua sexualidade. As questões que envolvem a temática da sexualidade das pessoas idosas continuam envoltas num complexo conjunto de fatores que muitas vezes chegam a impedir que o idoso vivencie essa parte da sua existência de forma natural. A sociedade, a saúde, a religião e a família são parte deste grupo de elementos que parecem ditar que a partir de determinado momento das suas vidas os idosos já não podem experienciar o sexo ou os sentimentos que normalmente o acompanham, o carinho, a ternura, o amor. Tendo em vista percecionar a forma como os idosos vivenciam a sua sexualidade levamos a cabo um estudo de cariz qualitativo que considerou uma amostra de seis alunos da Universidade Sénior de Beja. O espaço escolhido para a seleção da amostra foi propositado precisamente porque se trata de um espaço de encontro e de convívio de pessoas já em idade de reforma. A partir da análise às entrevistas efetuadas a esta amostra não probabilística e por conveniência pudemos concluir que a sexualidade não se extingue com a chegada dos anos mais maduros e que continua a ocupar um papel de destaque na vida das pessoas mais velhas. Verificamos também que existem muitos entraves à realização plena da sexualidade após o envelhecimento.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicogerontologia comunitária. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2014.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4368
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Marcilene Tomazini Rangel.pdf642.81 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.