Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/222
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Hilário, Ana | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-22T15:02:48Z | - |
dc.date.available | 2013-04-22T15:02:48Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Hilário, A.R. (2012). Práticas de educação emocional no 1.º ciclo do ensino básico. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. | por |
dc.identifier.uri | http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3991 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/222 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Ciências da educação - especialização em ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2012. | por |
dc.description.abstract | "A educação das emoções constitui um processo complexo de construção permanente, originado no seio familiar, passando pela escola e continuando por toda a vida. Os profissionais de ensino devem ser emocionalmente competentes para educar as emoções dos seus alunos, para que estes sejam capazes de lidar com as alegrias, as frustrações e ainda reconhecer as suas emoções e as dos outros. O presente estudo, de cariz exploratório transversal qualitativo pretende identificar “De que forma os professores desenvolvem o seu trabalho na sala de aula de modo a promover a Inteligência Emocional nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico”, com base na ideologia de Daniel Goleman (2000,2003) e outros autores. Para tal, na realização deste estudo foram utilizados como instrumentos de recolha de dados entrevistas a sete professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de seguida procedeu-se ao tratamento de dados recorrendo à análise de conteúdo. Através dos resultados das entrevistas aos professores conclui-se, que por um lado, existe pouco conhecimento sobre a inteligência emocional, neste sentido, deveria existir mais formação acerca deste tema. Por outro, foi possível verificar que um professor emocionalmente competente, consegue construir uma imagem de si próprio, relativamente à sua autoconsciência emocional, usa os seus conhecimentos para a sua gestão de emoções, consegue e aprende a ultrapassar momentos difíceis através da sua automotivação, fazendo de cada perda um desafio, parte do seu conhecimentos para desenvolver um bom nível de empatia e ainda para ser capaz de fazer uma eficaz gestão de emoções em grupos." | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Inteligência emocional | por |
dc.subject | Estratégias de ensino | por |
dc.subject | Promoção da educação emocional | por |
dc.subject | Professores do 1º CEB | por |
dc.title | Práticas de educação emocional no 1.º ciclo do ensino básico | por |
dc.type | masterThesis | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ana Rita Hilário - Práticas de Educação Emocional no 1.º Ciclo do Ensino Básico.pdf | 559.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.