Utilize este identificador para referenciar este registo:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/222
Título: | Práticas de educação emocional no 1.º ciclo do ensino básico |
Autor: | Hilário, Ana |
Palavras-chave: | Inteligência emocional Estratégias de ensino Promoção da educação emocional Professores do 1º CEB |
Data: | 2012 |
Citação: | Hilário, A.R. (2012). Práticas de educação emocional no 1.º ciclo do ensino básico. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. |
Resumo: | "A educação das emoções constitui um processo complexo de construção permanente, originado no seio familiar, passando pela escola e continuando por toda a vida. Os profissionais de ensino devem ser emocionalmente competentes para educar as emoções dos seus alunos, para que estes sejam capazes de lidar com as alegrias, as frustrações e ainda reconhecer as suas emoções e as dos outros. O presente estudo, de cariz exploratório transversal qualitativo pretende identificar “De que forma os professores desenvolvem o seu trabalho na sala de aula de modo a promover a Inteligência Emocional nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico”, com base na ideologia de Daniel Goleman (2000,2003) e outros autores. Para tal, na realização deste estudo foram utilizados como instrumentos de recolha de dados entrevistas a sete professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de seguida procedeu-se ao tratamento de dados recorrendo à análise de conteúdo. Através dos resultados das entrevistas aos professores conclui-se, que por um lado, existe pouco conhecimento sobre a inteligência emocional, neste sentido, deveria existir mais formação acerca deste tema. Por outro, foi possível verificar que um professor emocionalmente competente, consegue construir uma imagem de si próprio, relativamente à sua autoconsciência emocional, usa os seus conhecimentos para a sua gestão de emoções, consegue e aprende a ultrapassar momentos difíceis através da sua automotivação, fazendo de cada perda um desafio, parte do seu conhecimentos para desenvolver um bom nível de empatia e ainda para ser capaz de fazer uma eficaz gestão de emoções em grupos." |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da educação - especialização em ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2012. |
URI: | http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3991 http://hdl.handle.net/20.500.12207/222 |
Aparece nas coleções: | ESE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Rita Hilário - Práticas de Educação Emocional no 1.º Ciclo do Ensino Básico.pdf | 559.8 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.