Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/774
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Azevedo, Maria Manuela Duarte de Oliveira e | - |
dc.contributor.author | Serrano, Marta Jacinta de Almeida Paiva | - |
dc.date.accessioned | 2015-01-28T13:26:31Z | - |
dc.date.available | 2015-01-15 | - |
dc.date.available | 2015-01-28T13:26:31Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | Serrano, M. (2014). O contributo das capacidades espaciais na aprendizagem da matemática: um estudo no 1º ciclo. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/774 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2014. | pt_PT |
dc.description.abstract | Esta investigação teve como objetivo perceber quais os contributos do desenvolvimento das capacidades espaciais para a aprendizagem da matemática e identificar estratégias promotoras do desenvolvimento das capacidades espaciais. Com este propósito considerei pertinente começar por investigar previamente os conhecimentos matemáticos dos alunos para posteriormente poder confrontá-los com os resultados obtidos nas tarefas relacionadas com as Capacidades Espaciais. O estudo em questão seguiu uma abordagem de investigação qualitativa, baseada num estudo de caso. A recolha de dados foi realizada numa turma do 2º ano e abrangeu a totalidade do grupo de alunos. As sessões de trabalho decorreram entre novembro a março, em simultâneo com a minha prática pedagógica, e os registos resultantes da observação participante, os testes de conhecimentos e os resultados das tarefas desenvolvidas nas aulas constituíram as principais fontes de recolha de dados. Os dados obtidos através dos registos das sessões e dos resultados obtidos nas diferentes tarefas permitiram perceber que o desenvolvimento das capacidades espaciais contribui para a melhoria dos resultados ao nível da Matemática e de que forma contribui. Permitiu também perceber que estratégias como o recurso a materiais e o questionamento devem ser implementadas, de modo a contribuir para um maior desenvolvimento das capacidades espaciais. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação | pt_PT |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Geometria | pt_PT |
dc.subject | Capacidades espaciais | pt_PT |
dc.subject | Contributos | pt_PT |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_PT |
dc.title | O contributo das capacidades espaciais na aprendizagem da matemática: um estudo no 1º ciclo | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.pagination | 66 f. | pt_PT |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Marta Serrano.pdf | 8.92 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.